G1 Santos

Justiça determina que investigados pela Operação Nácar retirem tornozeleiras eletrônicas

today21 de setembro de 2022 51

Fundo
share close

Prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB), está entre os investigados, mas retirou o equipamento em julho deste ano.

Secretário de Educação afastado de Guarujá, Marcelo Nicolau, vai retirar o equipamento — Foto: Luciana Moledas/g1 Santos



O Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou, nesta quarta-feira (21), a medida cautelar que mantinha investigados na Operação Nácar, da Polícia Federal (PF), com tornozeleiras eletrônicas. O prefeito de Guarujá (SP), Válter Suman (PSDB), também investigado na operação que apura possíveis fraudes em contratações nas áreas da Saúde e da Educação pela prefeitura do município, retirou o acessório de monitoramento em julho deste ano.

De acordo com o documento do STJ, obtido pelo g1, a decisão abrange a primeira dama de Guarujá (SP), Edna Maria Mota Suman, além de Almir Matias da Silva, Cleide Rosa Florencio Matias da Silva, Marcelo Feliciano Nicolau, Fabricio Henrique Maia de Souza Guilherme, Hugo Leonardo Passos, Celso Roberto Bertioli Junior e Benedito Edson Lopes Mota.

Válter Suman foi o primeiro a retirar a tornozeleira eletrônica. Na ocasião, a 5ª turma do STJ decidiu pelo afastamento das medidas cautelares impostas a ele, fato que possibilitou o retorno do político à prefeitura.

Com o afastamento das medidas cautelares, caíram portanto uma série de restrições ao prefeito, como: suspensão do exercício do cargo, a proibição de se ausentar da comarca da residência por mais de cinco dias sem autorização da Justiça, proibição de acessar os prédios da prefeitura de Guarujá e também o uso da tornozeleira eletrônica.

Prefeito de Guarujá (SP) e primeira dama colocaram tornozeleira eletrônica no início de maio — Foto: Luciana Moledas/g1 Santos

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

comunidades-sitio-cachoeira-e-cantagalo-podem-trocar-plastico-por-algodao-doce

Prefeitura de Guarujá

Comunidades Sítio Cachoeira e Cantagalo podem trocar plástico por algodão doce

Iniciativa estimula a importância da coleta seletiva no cotidiano Trocar um item plástico reciclável, limpo e seco, por algodão doce, pipoca, cachorro quente ou ingresso para brinquedos instalados no Sítio Cachoeira e Cantagalo será uma oportunidade para os moradores dessas comunidades, nesta quinta (22) e sexta-feira (23), às 15 horas. A Prefeitura de Guarujá promoverá dois eventos de sensibilização sobre coleta seletiva junto aos moradores, como parte do Programa Recicla […]

today21 de setembro de 2022 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%