G1 Mundo

Keir Starmer, do Partido Trabalhista, é o novo primeiro-ministro britânico

today6 de julho de 2024 5

Fundo
share close

As pesquisas previam uma vitória esmagadora dos trabalhistas, e as urnas confirmaram. Ainda na madrugada, durante a apuração, o líder do partido, Keir Starmer, já comemorava a vitória.

O Parlamento britânico tem 650 vagas. O Partido Trabalhista dobrou de tamanho e conquistou 412. A bancada dos conservadores murchou. Das 344 cadeiras, ficaram apenas com 121 – o pior desempenho em toda a história do partido. E quem domina a maioria do Parlamento leva também o comando do governo: Downing Street.

Depois de mais de 14 anos, o Partido Trabalhista – de centro-esquerda – volta ao poder prometendo estabilidade.



Os desafios na economia foram a pauta principal dessa eleição. E não é à toa. Quase 80% dos britânicos dizem que a situação financeira do país está mal das pernas. O gráfico que mostra a inflação dos últimos anos, durante o mandato dos conservadores. Em outubro de 2022, a inflação teve um pico de mais de 11% – puxada, principalmente, pelo preço dos alimentos. Foi o maior índice desde a década de 1980.

O agora ex-primeiro-ministro, Rishi Sunak, deixou o governo pedindo desculpas. Disse que a troca de poder seria feita de forma pacífica e ordeira.

Como manda a tradição, Starmer se dirigiu ao Palácio de Buckingham e recebeu do monarca, o Rei Charles III, o convite para formar um novo governo. Ele é advogado de formação, já chefiou o Ministério Público e ficou conhecido pelo trabalho em defesa dos direitos humanos.

Assim que pisou em Downing Street, Starmer foi ovacionado. Disse que vai trazer melhorias à classe trabalhadora e prometeu reconstruir o país, tijolo por tijolo, com foco no serviço público.

Keir Starmer, do Partido Trabalhista, é o novo primeiro-ministro britânico — Foto: Reprodução/TV Globo




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

erupcao-dos-vulcoes-etna-e-stromboli-deixam-sul-da-italia-em-alerta-maximo

G1 Mundo

Erupção dos vulcões Etna e Stromboli deixam sul da Itália em alerta máximo

A atividade simultânea destes dois vulcões, segundo os cientistas, é pura coincidência. Erupção de vulcões deixa regiões da Itália em alerta máximo A erupção de dois vulcões na Itália deixou regiões em alerta máxima. A Itália, país onde se encontram os únicos vulcões ativos da Europa continental, ficou com a respiração suspensa. Dois dos seus dez vulcões em atividade explodiram ao mesmo tempo, assustando a população da Sicília, no sul […]

today6 de julho de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%