G1 Mundo

‘Lenda do futebol’: imprensa internacional repercute a morte de Pelé

today30 de dezembro de 2022 32

Fundo
share close

Dada a importância do Rei, a notícia imediatamente foi publicada por todos os grandes veículos internacionais. Veja a repercussão:

‘The New York Times’, Estados Unidos

O ‘New York Times’ chamou Pelé de ‘face global’ do futebol — Foto: New York Times/Reprodução



O jornal americano descreve Pelé como “um dos maiores jogadores de futebol e uma figura transformadora no esporte do século 20, que alcançou um nível de celebridade global que poucos atletas conheceram”. Também chama o Rei de a “face global do futebol”.

‘The Guardian’, Reino Unido

Nota do jornal ‘Guardian’ sobre Pelé — Foto: Reprodução

O jornal inglês “The Guardian” descreveu Pelé como “uma lenda do futebol”. A publicação definiu o jogador como “um virtuoso brasileiro cuja habilidade cativante e capacidade atlética garantiram que ele fosse considerado universalmente como um dos maiores jogadores de futebol”.

Site Sky News repercute morte de Pelé — Foto: Reprodução

O site da emissora inglesa Sky News disse que Pelé teve “papel fundamental na indiscutivelmente maior seleção de todos os tempos do esporte”, citando o time brasileiro da Copa de 1970.

Jornal argentino Clarín repercute morte de Pelé — Foto: Reprodução

Para o jornal argentino “Clarín”, Pelé foi “o grande entre os grandes”. Segundo o diário argentino, o jogador foi “um símbolo supremo do futebol espetáculo” e “um dos membros exclusivos do Olimpo do esporte mundial”.

Jornal espanhol El País repercute morte de Pelé — Foto: Reprodução

“Pelé, o jogador de futebol perfeito.” Foi assim que o jornal espanhol “El País” descreveu o Rei do Futebol. A publicação citou as grandes jogadas de Pelé e o gol de cabeça que abriu o placar na final do Mundial de 1970, contra a Itália. “Um instante que, junto com jogadas e gols lendários, se cristalizou na memória coletiva como a expressão máxima de um futebol bonito, eficaz e irreverente.”

‘The Washington Post’, Estados Unidos

Jornal norte-americano The Washington Post repercute morte de Pelé — Foto: Reprodução

O jornal norte-americano “The Washington Post” destacou Pelé como “rápido, ágil, hábil com os dois pés e cabeceando como um laser”. O jornal também ressaltou a influência do Rei fora das quatro linhas, citando “um cessar-fogo de 48 horas em pelo menos uma guerra civil”. “Os nigerianos baixaram as armas para contemplar sua maestria durante uma exibição de 1969 em Lagos”, escreveu o jornal.

Le Monde noticia morte de Pelé — Foto: Reprodução/Le Monde

Mas também dá espaço a críticas ao dizer que “o seu narcisismo frequentemente o levava a falar de si mesmo na terceira pessoa do singular, a avaliar a sua singularidade pelo parâmetro de Michelangelo ou Beethoven, raros exemplos, aos seus olhos, de personagens que receberam, como ele, um ‘dom de Deus'”.

‘Tribuna Expresso’, Portugal

Jornal português Tribuna Expresso repercute morte de Pelé — Foto: Reprodução

O jornal português “Tribuna Expresso” escreveu que “Pelé, o Rei, é imortal”. A publicação relembrou que o maior de todos foi “coroado rei diante de Gustavo VI antes mesmo de ser considerado legalmente adulto no Brasil”. “Num Brasil com uma relação de indiferença para a sua família real (sim, ela existe), o único monarca aceite por todos é um futebolista, o ‘Rei Pelé'”, disse o jornal.

‘Corriere della Sera’, Itália

Morte de Pelé é noticiada no ‘Corriere della Sera’ — Foto: Reprodução/Corriere della Sera

O jornal italiano descreve como Pelé lutou contra o câncer. “Muito forte desta vez o adversário. No entanto, ele não parou de lutar por um minuto, acreditando, jogando seu jogo”. “O jogo acabou, agora estamos mais sozinhos. Mas você vai ficar. Obrigado”, diz o texto do “Corriere”.

Morte de Pelé ficou no principal destaque do site da revista alemã ‘Spiegel’ — Foto: Spiegel/Reprodução




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pele:-lideres-mundiais-lamentam-a-morte-do-rei-do-futebol

G1 Mundo

Pelé: líderes mundiais lamentam a morte do Rei do Futebol

Ele tinha 82 anos e estava internado desde o dia 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo para reavaliação da quimioterapia contra o tumor de cólon e o tratamento de uma infecção respiratória. Joe Biden, presidente dos Estados Unidos "Para um esporte que une o mundo como nenhum outro, a ascensão de Pelé de origens humildes a lenda do futebol é uma história do […]

today30 de dezembro de 2022 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%