G1 Santos

Levantamento aponta que Santos tem 319 prédios tortos; FOTOS

today21 de setembro de 2023 2

Fundo
share close

Santos, no litoral de São Paulo, é conhecida pelos prédios tortos da orla da praia, mas um levantamento feito pela prefeitura revelou que a situação é observada em outras partes da cidade. São 319 edifícios nessas condições, sendo 65 em frente às praias, sendo que estes apresentam maior inclinação.

A análise foi realizada por técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações (Siedi) após solicitação apresentada à prefeitura pelo vereador José Teixeira Filho, o Zequinha Teixeira (PP), que inclusive já recebeu ofício com os dados coletados.

Zequinha demandou o Executivo após cobranças da população sobre o tema. “Precisamos saber o aumento do grau de inclinação a cada um ou dois anos, e se isso coloca os moradores em risco”.



De acordo com a prefeitura, apesar de estarem tortos, as condições atuais desses prédios não indicam comprometimento das seguranças estruturais.

Ao g1, o engenheiro civil Franco Pagani afirmou que nenhum prédio inclinado na cidade apresenta risco de queda, mas explicou que edifícios estreitos e altos demandam maior atenção pois inclinam com mais facilidade, enquanto os grandes e retangulares, afundam e não geram perigo.

Santos, SP, tem 65 prédios tortos na região da orla da praia — Foto: A Tribuna Jornal

Lei e laudos por segurança

A Prefeitura de Santos informou que, a cada dois anos, exige que os edifícios apresentem laudos sobre a inclinação dos prédios. O objetivo é acompanhar se aumentou, estacionou e se alguma intervenção deve ser feita.

A cobrança é feita com base na Lei Complementar 441 de 2001, que requer a apresentação de laudo de autovistoria técnica atestando as condições de segurança e estabilidade.

As medições são acompanhadas pelo Programa dos Prédios Inclinados de Santos. A avaliação da necessidade de obras de reparos ou de manutenção da edificação são analisadas pelo responsável técnico pelo laudo.

A prefeitura ressaltou que existem soluções técnicas e viáveis para resolver o problema da inclinação, mas é do condomínio a responsabilidade pela contratação de empresa especializada para execução das obras, enquanto o município fiscaliza.

Segundo Pagani, os prédios foram ficando tortos por causa do tipo de terreno e falta de tecnologia na época das construções. “As construtoras daquela época não tinham equipamentos para fazer fundações diretas como hoje, [que] conseguem efetuar a escavação até [chegar] à parte de pedra no subsolo e [deixar] ficar firme”.

Prédios tortos na orla de Santos (SP) — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

O Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista (Sicon) orienta aos síndicos e administradoras a seguirem as regras previstas na legislação da cidade, como a realização de manutenções e entrega de laudos.

“Tem que haver uma previsão [orçamentária] nisso para que o condomínio possa melhorar na parte estrutural e possa ter valorização patrimonial”, disse o presidente da entidade Rubens Moscatelli. Ele ressaltou que o Sicon não faz a fiscalização.

Prédios tortos na orla de Santos (SP) — Foto: Silvio Luiz/A Tribuna Jornal

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

carro-bomba-e-detonado-ao-lado-de-delegacia-na-colombia;-2-morrem

G1 Mundo

Carro-bomba é detonado ao lado de delegacia na Colômbia; 2 morrem

Ainda não se sabe quem é o autor do atentado. Além das duas pessoas que morreram, há duas feridas. Carro-bomba explode ao lado de delegacia na Colômbia Um carro-bomba foi detonado do lado de fora de uma delegacia de polícia na cidade de Timba, na Colômbia, nesta quarta-feira (20). Duas pessoas morreram e duas ficaram feridas. A explosão danificou o prédio da polícia, um hospital e casas do entorno. Segundo […]

today20 de setembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%