Muito além da demonstração de apoio mútuo e assinatura de acordos para fortalecer a relação entre os dois países, Putin foi recebido em clima de festa. A começar pela chegada na Coreia do Norte, que aconteceu durante a madrugada. Ainda assim, Kim Jong-un fez questão de ir até o aeroporto.
Já durante o dia, Putin e Kim Jong-un cruzaram a capital Pyongyang em uma comitiva. Nas ruas, uma multidão de norte-coreanos segurava bandeiras e balões. As ruas também foram decoradas com símbolos dos dois países e cartazes com a foto do presidente russo.
Para fechar “festa”, os dois trocaram presentes. Putin resolveu dar a Kim Jong-un uma limusine de luxo. Já o líder norte-coreano entregou um casal de cães de raça para o colega russo.
Veja detalhes dos presentes a seguir.
Putin dirige Aurus Senat ao lado de Kim Jong-un, em Pyongyang — Foto: KCNA via Reuters
O carro dado de presente por Putin a Kim é um Aurus Senat. A limusine é fabricada na Rússia e tem um estilo “retrô”, que lembra a limusine ZIL da era soviética.
O Aurus Senat também é o carro oficial da Presidência da Rússia. O veículo é fabricado pela Aurus Motors desde 2021. A produção é feita em uma região do país que fica a cerca de 1 mil quilômetros de Moscou.
Kim Jong-un já havia sido presenteado com um carro de mesmo modelo em fevereiro deste ano. O líder norte-coreano possui uma grande coleção de carros de luxo. Devido às sanções impostas pela ONU, especialistas acreditam que os veículos entraram na Coreia do Norte de forma clandestina.
Na quarta-feira, Putin e Kim foram gravados dirigindo o Aurus Senat em Pyongyang. Um vídeo divulgado pela TV russa mostra Putin conduzindo a limusine em um parque, enquanto Kim estava no banco de passageiros. Depois, os dois trocam de lugar.
Vladimir Putin brinca com cães norte-coreanos dados de presente por Kim Jong-un — Foto: KCNA via AP
Kim Jong-un resolveu presentear Putin com dois cães Pungsan. A raça é originária da região montanhosa de Pungsan, na Coreia do Norte, e é criada para caçar animais selvagens.
O presidente russo foi fotografado fazendo carinho nos cães no jardim de uma casa de visitas em Pyongyang.
À época, as duas Coreias estavam em reaproximação e assinaram acordos de cooperação, além de um pacto para reduzir as tensões militares entre os dois países. O tratado foi suspenso recentemente, diante da “guerra de balões”.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)