Ônibus municipais de Santos — Foto: Prefeitura de Santos
A linha 197 do transporte coletivo municipal, que funcionava em caráter experimental há cerca de um ano, deixará de circular a partir deste sábado (8) em Santos, no litoral de São Paulo. A linha foi implantada em outubro do ano passado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e ligava o Centro à Alemoa industrial, circulando pelas vias internas do bairro.
Segundo a Prefeitura de Santos, a previsão de demanda era de aproximadamente 6 mil passageiros por dia, contando com funcionários diretos das empresas da Alemoa e de terceirizadas. A estimativa, contudo, não se confirmou e a linha atualmente transporta em torno de 1.500 passageiros mensalmente, com média de 48 usuários por dia.
Ainda de acordo com o estudo da prefeitura, um dos principais entraves para a utilização da linha está relacionado ao intenso tráfego de caminhões na Alemoa. A alta demanda de veículos pesados interfere na fluidez do trânsito e, no caso do transporte coletivo, afeta a frequência de circulação da linha, o que causa o desinteresse dos usuários pela sua utilização.
Por isso, a prefeitura resolveu desativar a linha, uma vez que ela geraria impacto no cálculo do valor da tarifa praticada pelo sistema. A linha municipal 108, que circula também pelo bairro Piratininga, segue atendendo também à Alemoa.
Publicar comentários (0)