A informação foi dada pela secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, Maria Luisa Escorel de Moraes, em entrevista coletiva sobre a viagem de Lula.
Ainda de acordo com a secretária, além de Lula, deverão participar do encontro chefes de Estado ou de governo dos seguintes países:
- Argentina;
- Chile;
- Colômbia;
- Portugal;
- República Dominicana;
- Alemanha;
- Dinamarca;
- Espanha.
Desde que tomou posse, em janeiro deste ano, Lula tem dedicado boa parte da agenda à política externa, afirmando que busca colocar o Brasil em posição de protagonismo no cenário internacional.
Nessa estratégia, tem tido diversos encontros com políticos historicamente ligados a ele ou ao campo político de esquerda.
Cúpula Celac-União Europeia
Somados os dois blocos, Celac e União Europeia reúnem 60 países. A última cúpula aconteceu em 2015, também na Bélgica.
Segundo o Itamaraty, a avaliação do governo brasileiro é que, como os países têm interesses comuns, o encontro da próxima semana pode dar “impulso” às relações bilaterais.
A expectativa é que a cúpula da próxima semana discuta temas como:
- mudança do clima e transição justa e sustentável;
- transição digital inclusiva e justa;
- segurança cidadã e combate ao crime transnacional;
- comércio e desenvolvimento sustentável;
- recuperação global pós-pandemia.
Ainda de acordo com o Itamaraty, a agenda do presidente Lula na Bélgica envolverá outros compromissos, entre os quais:
- plenária sobre “reforma da arquitetura financeira internacional”;
- fórum empresarial;
- reuniões bilaterais com representantes da Bélgica, Áustria e Suécia.
Lula viajará para Bruxelas no próximo domingo (16), participará da cúpula na segunda (17) e na terça-feira (18), e deve retornar em seguida ao Brasil.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)