G1 Mundo

Lula defende diálogo sobre Venezuela no Mercosul: ‘Não pode é isolar’

today4 de julho de 2023 8

Fundo
share close

Na cúpula do grupo, o petista disse que “problemas de democracia” têm que ser enfrentados. Ele também citou a situação na Nicarágua, que tem perseguido bispos da Igreja Católica.

“Com relação à questão da Venezuela, gente, todos os problemas que a gente tiver de democracia, a gente não se esconde deles, a gente enfrenta eles. Não conheço pormenores do problema com a candidata da Venezuela, pretendo conhecer”, disse.

As declarações foram em fala à imprensa após o Brasil assumir a presidência do Mercosul, por seis meses, substituindo a Argentina. Além dos dois países, também são ativos no bloco Paraguai e Uruguai. A cúpula ocorreu em Puerto Iguazú, na Argentina.



“Eu assumi o compromisso com o Papa Francisco de falar com o [presidente da Nicarágua] Daniel Ortega, na próxima semana, para falar da disputa com os setores da igreja. O que não pode é a gente isolar e a gente levar em conta que os defeitos estão em apenas um lado, os defeitos são múltiplos”, afirmou.

Lula afirmou que quer colher as principais divergências do grupo para poder “alinhavá-las”, enquanto presidente do bloco. Sem citar nomes, Lula citou a importância da manutenção da união dos integrantes.

“Nós formamos um bloco, juntos somamos mais gente, juntos temos mais capilaridade de negociar com quem que a gente queira”, disse. “É importante que a gente tenha clareza da importância da unidade.”

Lula afirma que o conceito de democracia é relativo ao falar sobre o governo da Venezuela

Lula afirma que o conceito de democracia é relativo ao falar sobre o governo da Venezuela

A ex-deputada, de 55 anos, já estava proibida de ocupar cargos públicos, e o veto foi prorrogado, segundo o controlador-geral do país. O regime venezuelano prorrogou a sanção alegando as seguintes razões:

  • Machado apoiou sanções dos Estados Unidos ao governo de Maduro;
  • Machado apoiou o ex-líder da oposição Juan Guaidó.

A decisão foi motivada por um pedido do deputado José Brito, aliado do governo de Nicolás Maduro, que serve na Assembleia Nacional (o órgão legislativo controlado pelo partido governista).

Maria Corina Machado era considerada a favorita para vencer a nomeação da oposição venezuelana para presidente nas primárias em outubro.

Brasil se oferece para receber nicaraguenses expulsos pelo governo de Daniel Ortega

Brasil se oferece para receber nicaraguenses expulsos pelo governo de Daniel Ortega

Ortega está no poder desde 2017, e as últimas eleições foram realizadas com sete candidatos da oposição presos e alegações de fraude por parte de organizações internacionais.

Diversas torturas foram registradas durante o período eleitoral pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Ortega, apoiado pelos governos de Cuba e Venezuela, descreveu essas acusações como “invenções” em uma campanha para “dar má fama à Nicarágua perante organizações internacionais”.

Ele também acusou os bispos do país de “tomar partido” e estarem comprometidos com os “golpistas”, além de terem promovido a criação de “seitas satânicas”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-recupera-carne-roubada-em-comunidade-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Polícia recupera carne roubada em comunidade no litoral de SP

A Polícia Militar recuperou uma carga de carne avaliada em R$ 47.873,18 que havia sido roubada na manhã desta terça-feira (4), no México 70, em São Vicente, no litoral de São Paulo. A suspeita e linha de investigação da Polícia Civil é de que os envolvidos fazem parte de uma quadrilha que rouba caminhões na região. Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), PMs em patrulhamento de rotina foram acionados para […]

today4 de julho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%