G1 Mundo

Lula diz que conversou com Putin e que Brasil busca ‘mundo sem fome e com paz’

today21 de dezembro de 2022 24

Fundo
share close

De acordo com o petista, Putin teria desejado a ele um “bom governo” e manifestado interesse no “fortalecimento” da relação Brasil-Rússia.

“Conversei hoje [terça] com o presidente russo Vladimir Putin, que me cumprimentou pela vitória eleitoral, desejou um bom governo e o fortalecimento da relação entre nossos países. O Brasil voltou, buscando o diálogo com todos e empenhado na busca de um mundo sem fome e com paz”, escreveu Lula em uma rede social.

Putin já havia reconhecido a vitória de Lula na eleição presidencial de outubro deste ano (relembre no vídeo abaixo).



Um dia após o segundo turno, em 31 de outubro, o presidente russo escreveu: “Espero que, trabalhando juntos, possamos garantir o desenvolvimento de uma cooperação russo-brasileira construtiva em todas as esferas”.

A Rússia é um importante parceiro comercial do Brasil. Os dois países integram o Brics com Índia, China e África do Sul. O Brics é um bloco de países com economias emergentes.

Putin manteve boa relação com os presidentes do Brasil nas últimas décadas. Inclusive, recebeu o presidente Jair Bolsonaro (PL) em fevereiro, pouco antes do começo da invasão militar à Ucrânia.

Líderes do mundo todo se manifestaram sobre a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição

Líderes do mundo todo se manifestaram sobre a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição

Após vencer as eleições, Lula recebeu os cumprimentos de Putin e do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Ao longo do ano, o petista deu declarações criticadas por autoridades ucranianas e tem reiterado a necessidade de se buscar uma saída pacífica para a guerra que se alonga há 10 meses.

Lula, inclusive, já declarou que pretende debater a situação do conflito na viagem que deve fazer ao EUA em 2023, quando terá um encontro com o presidente Joe Biden.

O g1 apurou que conversa de Lula e Putin por telefone durou cerca de 30 minutos. Putin acenou com a possibilidade de receber Lula em Moscou no próximo ano ou de se encontrar com o presidente brasileiro durante algum evento internacional.

Putin não virá à posse de Lula em 1º de janeiro. A representante russa será Valentina Matvienko presidente do Conselho da Federação Russa.

A assessoria de Lula não informou se a guerra na Ucrânia foi um dos temas discutidos com Putin.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-se-sabe-sobre-a-possivel-execucao-de-jogador-iraniano-que-vem-gerando-onda-de-protestos-nas-redes

G1 Mundo

O que se sabe sobre a possível execução de jogador iraniano que vem gerando onda de protestos nas redes

Ele é formalmente acusado de ser membro de um grupo armado responsável pelo assassinato de três agentes de segurança em 16 de novembro na cidade de Isfahan, na região central do Irã, segundo o serviço persa da BBC. Autoridades daquele país afirmaram que ele confessou o crime e que possuem gravações de câmeras de segurança e outras provas contra ele e seus co-réus, que totalizam nove pessoas. O governo iraniano […]

today21 de dezembro de 2022 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%