G1 Mundo

Lula diz que Putin e Zelensky precisam ficar ‘sensíveis’ aos mortos da guerra na Ucrânia

today24 de agosto de 2023 9

Fundo
share close

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu nesta quinta-feira (24) que os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tenham sensibilidade em relação aos mortos e refugiados pela guerra e passem a pensar em paz.

“Não se trata de você decidir apoiar um país. Se trata de que é preciso alguém começar a falar em paz no mundo. A gente precisa provocar tanto a cabeça do Putin quanto a cabeça do Zelensky para pensar em paz. Essa guerra já está há mais de um ano. É preciso que os presidentes fiquem sensíveis, sabe, não para mim, mas para as pessoas que morrem, para os 8 milhões que estão fora da Ucrânia com medo da guerra ou fugindo da guerra”, disse Lula.

Na entrevista, o presidente voltou a afirmar que o Brasil condena a invasão do território ucraniano pelas tropas russas há um ano e meio, e reforçou que está disposto a participar de negociações para encerrar o conflito.



“Em qualquer fórum que eu estiver presente, eu não vou falar em guerra. Eu vou falar em paz”, afirmou Lula.

Lula, no entanto, não fez críticas diretas à Rússia, o país invasor responsável pelo conflito. Putin, a partir de Moscou, falou na sequência, acusando o Ocidente de provocar a guerra e defender o que chama de “operação militar especial na Ucrânia”.

Lula pede esforço conjunto dos Brics por um cessar-fogo na Ucrânia

Lula pede esforço conjunto dos Brics por um cessar-fogo na Ucrânia




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

explosao-derrubou-aviao-que-levava-mercenario-russo,-diz-‘new-york-times’

G1 Mundo

Explosão derrubou avião que levava mercenário russo, diz ‘New York Times’

O jornal não publicou os nomes dos oficiais das forças armadas que fizeram essas afirmações. A informação está em um relatório preliminar sobre o incidente e não é uma avaliação final. A principal teoria é que a explosão dentro da aeronave teria sido causada por uma bomba ou outro tipo de artefato que estava no avião, mas há outras hipóteses, como o uso de combustível adulterado. As autoridades dos EUA […]

today24 de agosto de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%