Pleno News

Lula e seu fetiche por terroristas

today3 de março de 2023 9

Fundo
share close

Lawrence Maximo
03/03/2023 18h44

Drone mostra navio militar atracado no Rio de Janeiro Foto: EFE/ Antonio Lacerda

Não é novidade que Lula, o diplomata da mesa de bar, possui grande histórico de relacionamentos com terroristas e tiranos globais, como registrado no meu artigo, Lula, PT e FARC abastecem terrorismo internacional.

Sobretudo, entre uma lista seleta, gostaria de destacar, Mahmoud Ahmadinejad, Muammar Kadafi e grupos terroristas, como o Hamas.

A pedido de Lula, a Marinha do Brasil contrariou um pedido dos Estados Unidos e permitiu a entrada em portos brasileiros de dois navios de guerra do Irã.


As embarcações Iris Makran e Iris Dena, pertencentes à frota iraniana, receberam aval para atracar no porto do Rio de Janeiro no último domingo (26) e permanecerem até o dia 4 de março. A força emitiu documento oficial publicado no Diário Oficial da União, que formalmente concede a autorização solicitada pelo Irã.



Há dez dias, a embaixadora americana no Brasil, Elizabeth Bagley, fez um apelo para que o governo brasileiro não permitisse que os dois navios de guerra iranianos atracassem no porto do Rio. Segundo a diplomata, essas embarcações são de um país que financia o comércio de produtos ilegais e o terrorismo.

O senador republicano Ted Cruz afirmou que a entrada em portos brasileiros de dois navios de guerra do Irã é uma “ameaça direta à segurança dos norte-americanos”. Cruz alega que os Estados Unidos têm leis antiterrorismo que preveem respostas “a essas ameaças”. Entre elas, a aplicação de sanções contra o porto brasileiro e empresas que prestarem serviços às embarcações iranianas.

O republicano classificou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, como um “chavista alinhado contra os Estados Unidos e nossos interesses” e disse que o presidente norte-americano Joe Biden tem a obrigação de tomar medidas contra os navios iranianos no Brasil.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores de Israel no Brasil fez uma forte declaração:

Israel vê a atracagem de navios de guerra iranianos no Brasil há alguns dias como um desenvolvimento perigoso e lamentável. Este é o momento de seguir os passos dados pela UE, EUA, Canadá, Austrália, Japão e muitos outros países, e destacar o regime iraniano como o que realmente é: uma entidade terrorista.

Entretanto, de forma ostracista e vexatória, o chefe da Assessoria Especial do presidente Lula, ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, defendeu a permanência dos navios iranianos no Porto do Rio de Janeiro, ao afirmar que a decisão é correta e respaldada em normas de Direito internacional.

Pelo visto, diante dessa aberração diplomática internacional, teremos muitas rodadas de cervejas na mesa do bar, acompanhadas de picanha, para alegria de Lula…

Siga-me no Instagram conheça meus trabalhos, artigos e livros.

Lawrence Maximo é analista político, professor universitário e escritor. Mestrando em Ciências Políticas Internacionais: Cooperação Internacional, Mestre em Missiologia, Pós-graduado em Ciência Política: Cidadania e Governação e Pós-graduado em Antropologia da Religião. Historiador e Teólogo. Escreve artigos para o jornal Gazeta do Povo e Revista Esmeril.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Siga-nos nas nossas redes!

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Pleno News.

Por: Lawrence Maximo

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

seletivas-esportivas-para-formar-equipes-de-competicao-continuam

Prefeitura de Guarujá

Seletivas esportivas para formar equipes de competição continuam

Avaliações de futebol masculino e feminino, que haviam sido adiadas, já têm data para acontecer Guarujá segue selecionando atletas para representarem a Cidade em várias modalidades. A realização é uma iniciativa da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel), e visa montar equipes de competição para cumprir o calendário esportivo do Estado de São Paulo, nas mais variadas modalidades. As modalidades que selecionarão atletas, […]

today3 de março de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%