G1 Mundo

Lula embarca para a Argentina em sua primeira viagem internacional desde que assumiu o novo mandato

today22 de janeiro de 2023 20

Fundo
share close

O embarque aconteceu na Base Aérea de Brasília. O avião decolou às 18h03. A previsão é que a viagem dure em torno de três horas e meia.

A comitiva presidencial deve ser formada por seis ministros:

Pimenta já está na Argentina desde semana passada.



Os compromissos de Lula na Argentina vão acontecer na segunda (23) e terça-feira (24), em Buenos Aires. Segundo o Palácio do Planalto, as agendas previstas são:

  • oferenda de flores na Plaza San Martín;
  • reunião na Casa Rosada com o presidente da Argentina, Alberto Fernández;
  • encontro com empresários;
  • eventos culturais, como concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner; e
  • participação na 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

A participação de Lula na Celac será na terça-feira. Há a expectativa de encontros bilaterais com os países que solicitaram, mas essas agendas ainda estão em fase de confirmação.

As demais agendas acontecem na segunda-feira. Ainda na segunda, é esperada na Casa Rosada uma declaração à imprensa ao meio-dia e assinatura de acordos, após a reunião de Lula com Fernández.

Segundo o secretário das Américas, embaixador Michel Arslanian Neto, a escolha de um país da América do Sul para a primeira viagem internacional de Lula busca passar a mensagem de que o Brasil quer retomar os laços com a região.

Ainda segundo o Planalto, diversos temas serão tratados durante a visita, como integração energética, investimentos, meio ambiente, defesa e combate a ilícitos.

Antes do embarque, o presidente Lula transmitiu a função de chefe do Executivo a Geraldo Alckmin.

O vice-presidente assume interinamente as funções de presidente assim que o avião com Lula cruzar a fronteira.

É a primeira vez que Alckmin vai assumir as funções de presidente da República. Ele fica inteirinamente na função até Lula retornar do Uruguai.

Em uma rede social, Alckmin disse que “com orgulho e lealdade, assumo o governo, procurando honrar os compromissos de Lula com todos os brasileiros”.

Presidente Lula transmitiu o cargo ao vice-presidente, Geraldo Alckmin — Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na próxima quarta-feira (25), Lula segue em viagem oficial para o Uruguai, onde se encontra com o chefe do Executivo no país, Luis Alberto Lacalle Pou.

Em fevereiro, Lula deve ir para os Estados Unidos. Em março, o presidente deve viajar para a China.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

presidente-da-turquia-decide-antecipar-eleicoes-no-pais

G1 Mundo

Presidente da Turquia decide antecipar eleições no país

O pleito presidencial e parlamentar do país estava marcado para 18 de junho, mas agora deve ser realizado em 14 de maio, segundo Erdogan. Presidente turco, Tayyip Erdogan, durante coletiva da Otan — Foto: Yves Herman/REUTERS O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse que realizará eleições em 14 de maio, um mês antes do previsto. O gabinete do presidente divulgou neste domingo (22) um vídeo de Erdogan anunciando a data […]

today22 de janeiro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%