G1 Mundo

Lula participa de reunião com líderes do Brics em segundo dia de agenda na África do Sul

today23 de agosto de 2023 13

Fundo
share close

Em seu segundo dia de agenda, Lula participará da sessão plenária restrita da cúpula do Brics. Depois, participa de uma reunião ampliada.

Lula chegou a Joanesburgo, capital da África do Sul, na segunda (21). A cidade é a sede do 15º encontro de chefes de Estado do bloco.



Cúpula do Brics: Lula defende nova moeda para negociações e critica

Cúpula do Brics: Lula defende nova moeda para negociações e critica “neocolonialismo verde”

Segundo o embaixador Eduardo Saboia, do Ministério das Relações Exteriores, o encontro entre os líderes do Brics terá três temas principais:

Além de Lula, estarão presentes à cúpula os presidentes Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Xi Jinping (China), e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará de forma remota.

Lula participará de compromissos ligados à cúpula do Brics até quinta-feira (24).

De acordo com o Itamaraty, na quinta, último dia do encontro do bloco, ocorrerá a reunião estendida com os países-membro do Brics e cerca de 40 países convidados, representados, em sua maioria, por chefes de Estado e governo.

Entre esses convidados estão países interessados em aderir ao bloco, vindos da África, da América do Sul, do Caribe e da Ásia.

Após a cúpula do bloco, Lula seguirá em viagem por outros países do continente africano. Estão previstas visitas a Angola e São Tomé e Príncipe.

Esta é a segunda viagem do petista à África desde que tomou posse, em janeiro deste ano. Antes, ele fez uma passagem rápida por Cabo Verde, arquipélago africano no Atlântico.

Angola será o primeiro destino de Lula após os compromissos em Joanesburgo. O Itamaraty prevê que, entre outras agendas, ele deve se reunir com o presidente angolano, João Lourenço, e participar de encontro com empresários.

Em São Tomé e Príncipe, o presidente vai participar da Cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

como-foi-resgate-de-8-pessoas-que-ficaram-presas-em-teleferico-no-paquistao;-veja-infograficos

G1 Mundo

Como foi resgate de 8 pessoas que ficaram presas em teleférico no Paquistão; veja infográficos

O grupo, sete alunos e um professor de uma escola local, se locomovia entre dois vilarejos de Battagram quando um dos cabos de sustentação do teleférico se rompeu e a cabine parou no meio do caminho. Resgate levou quase 16 horas O cabo rompeu no início da manhã no Paquistão (fim da noite no horário de Brasília), mas a última pessoa foi retirada da cabine apenas 16 horas depois. O […]

today23 de agosto de 2023 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%