G1 Mundo

Lula se reúne com presidente da Bolívia em Santa Cruz de La Sierra

today9 de julho de 2024 7

Fundo
share close

Reunião com Luis Arce ocorre 12 dias após tentativa de golpe no país. Lula faz primeira viagem à Bolívia no terceiro mandato como presidente.


  • O presidente Lula se encontrou com o presidente da Bolívia, Luis Arce, em Santa Cruz de La Sierra



  • O encontro ocorre 12 dias após uma tentativa fracassada de golpe de estado na Bolívia

  • Durante a visita, Lula deve tratar de investimentos da Petrobras no país e formas de baratear a importação de gás natural para empresas brasileiras

  • A segurança na área de fronteira também deve ser um tema debatido no encontro

  • A viagem de Lula ao país vizinho estava prevista antes da tentativa de golpe liderada pelo ex-comandante do exército boliviano, general Juan José Zúñiga

Lula se reúne com o presidente Luís Arce 12 dias após tentativa de golpe na Bolívia

Lula se reúne com o presidente Luís Arce 12 dias após tentativa de golpe na Bolívia

Lula chegou à cidade boliviana na noite de segunda (8), após participar da cúpula do Mercosul em Assunção, capital do Paraguai. Arce também esteve na reunião para formalizar a adesão do país ao bloco fundado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

“Muito bem recebido pelo presidente da Bolívia para uma série de agendas comerciais e diplomáticas entre Brasil e Bolívia”, afirmou Lula em uma rede social.

A agenda de Lula prevê, além da reunião com Arce, uma cerimônia de assinatura de atos, uma declaração à imprensa, um encontro com movimentos sociais e participação em um fórum empresarial.

Lula e o presidente da Bolívia, Luis Arce, durante encontro em Santa Cruz de La Sierra — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

A viagem de Lula estava prevista antes de militares tentarem derrubar o governo de Luis Arce, no dia 26 de junho.

Após o episódio, Lula decidiu manter a viagem a fim de demonstrar apoio ao boliviano, um dos presidentes filiados a partidos de esquerda na América do Sul.

Golpe fracassado na Bolívia: general deposto do Exército comandou a tentativa de golpe, mas recuou

Golpe fracassado na Bolívia: general deposto do Exército comandou a tentativa de golpe, mas recuou




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Notícias

Médico de Biden diz que presidente se consultou com neurologista em exame anual: ‘Nada foi encontrado’

Kevin O'Connor, médico de Joe Biden, afirmou nesta segunda-feira (8) que o presidente dos Estados Unidos fez uma consulta com um neurologista especialista em Parkinson durante um exame de rotina anual. Ainda segundo o profissional, nenhuma anormalidade foi detectada na saúde de Biden. No comunicado divulgado pela Casa Branca, o médico do presidente justificou que Biden faz exames anuais que incluem especialistas em diversas áreas, como odontologia, cardiologia, dermatologia e medicina do sono. O'Connor disse ainda que Cannard é o […]

today9 de julho de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%