G1 Santos

Mãe enfrenta câncer ao mesmo tempo que o filho no litoral de SP: ‘só chorava’

today6 de novembro de 2023 6

Fundo
share close

Uma guarda civil readaptada como oficial de administração e o filho enfrentaram juntos o diagnóstico de câncer na mama e nas amígdalas, respectivamente, em Santos, no litoral de São Paulo. Ao g1, nesta segunda-feira (6), Ana de Aquino Pelais, de 54 anos, falou sobre a importância de realizar o tratamento com leveza e fé.

“Não é mais uma quimioterapia, é menos uma. Isso ajuda a levar tudo isso com leveza. Os momentos difíceis vão vir, mas a luta passa e você consegue vencer”, afirmou.

O filho dela, Raniery Aquino Menezes, de 20 anos, foi diagnosticado do câncer nas amígdalas após um transplante renal em abril de 2018. “Foi a coisa mais difícil que já passei na vida. (…) Lutou tanto para conseguir um transplante, tão novinho, tinha 16 anos e, de repente, ver que tudo ia dar certo, mas vir um câncer. Para mim, era sinônimo de morte”.



Ana afirmou que antigamente câncer era uma doença que não se ouvia falar o nome, pois as pessoas, inclusive ela, tinham medo de falar sobre. “De repente o seu filho está com ‘aquela doença’. Desespero bateu total”. Durante o tratamento do filho, ela deixou de cuidar da própria saúde para cuidar dele.

“Eu só chorava, não conseguia falar, era só choro, só lágrima. Fomos vendo que tinha cura, que ia ficar bem”. Ela frisou que 2018 foi um ano complicado. “Deixei de cuidar de mim, não fui em médico, sempre fui todo ano, sempre fui ao ginecologista”, disse.

Em 2019, Raniery finalizou as sessões de quimioterapia, o que motivou Ana a passar por uma consulta médica, momento em que os exames indicaram algo estranho e ela precisou fazer uma biopsia, que constatou a doença.

Ana e Raniery enfrentaram câncer ao mesmo tempo em Santos, SP — Foto: Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

“Novamente o câncer. As lágrimas correram, mas fazer o quê? Não tinha tempo para parar porque ainda tinha que cuidar do meu filho. Não podia desmoronar, tinha que ter fé”, disse.

Ana passou por um procedimento cirúrgico e sessões de radioterapia. Agora, com o filho curado, ela segue fazendo tratamento oral para a doença, e a expectativa é que esteja curada até outubro do ano que vem. “Ainda falta um ano, não foi fácil, mas graças a Deus aprendi muito”.

Ela contou que enfrentar a doença renal e o câncer motivou o filho a ingressar à área da saúde. Já formado como técnico em enfermagem, agora ele está na graduação para tornar-se enfermeiro.

“Tenham fé, não se deixem levar. A doença vem, mas enfrentar e passar por tudo isso vai ensinar outras coisas. Te ensina que a vida é bonita, muita coisa material você não precisa, é o de menos, mas levantar, ter saúde, olhar para os filhos, acordar de manhã é tudo”, disse.

Ela afirmou, ainda, que as mulheres não devem deixar de realizar os exames por causa do medo do resultado. “Se eu não tivesse feito, não sei se estaria bem agora”, finaliza.

Mãe falou sobre sentimentos ao descobrir o câncer do filho e um ano depois ser diagnosticada com a doença — Foto: Arquivo Pessoal

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quadrilha-cerca-casal-e-oito-espancam-rapaz-com-tapas-e-cotoveladas;-video

G1 Santos

Quadrilha cerca casal e oito espancam rapaz com tapas e cotoveladas; VÍDEO

Caso aconteceu em Guarujá, no litoral de São Paulo. Casal é assaltado e homem leva tapas na cabeça de bandidos no litoral de SP Cerca de oito suspeitos foram filmados assaltando e agredindo um casal em Guarujá, no litoral de São Paulo. Um vídeo, obtido pelo g1 nesta segunda-feira (6), mostra os criminosos se juntando para dar cotoveladas e tapas na cabeça do homem logo após ele erguer os braços […]

today6 de novembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%