Gospel Prime

Mãe fala sobre desafio de recuperar filho viciado em videogame

today24 de abril de 2023 8

Fundo
share close

O vício em jogos eletrônicos é um problema cada vez mais comum entre crianças e adolescentes, mas poucos pais estão cientes dos riscos. Melanie Hempe, mãe de um jovem que sofreu com o vício, deu seu testemunho ao The Gospel Coalition, contando como salvou seu filho do problema. Adam, seu filho, relatou durante o primeiro ano de faculdade que estava em seu dormitório há uma semana e não conseguia parar de jogar, declarando que “o videogame fez algo comigo”. Melanie percebeu então que seu filho estava preso no mundo virtual e não conseguia sair.

Os sinais de alerta começaram no Ensino Médio, mas a mãe não os relacionou. Adam abandonou os esportes e os hobbies, passando a preferir jogar em vez de frequentar a igreja. Melanie achou que era melhor vê-lo debruçado numa tela por muitas horas do que metido em encrencas, mas seus problemas persistiram e ele foi para a faculdade com muitas dificuldades.

Melanie, que é formada em enfermagem, começou a pesquisar sobre o assunto e conversou com médicos e neurocientistas de todo o país para entender como os jogos influenciam na memória. Descobriu então que o vício em jogos é neurologicamente semelhante a qualquer outro vício, como o uso de drogas, pois ambos sequestram o caminho de recompensa da dopamina. A superprodução de dopamina durante o jogo desencadeia uma série de eventos neuroquímicos, levando a um desejo por mais.

O vício por jogos leva ao comprometimento do autocontrole e à disfunção nas atividades diárias e nos relacionamentos interpessoais. “Jogar não é um rito de passagem neutro, é uma atividade viciante que pode afastar uma pessoa de sua família e vida espiritual. O jogo se torna o deus de seu próprio universo. Com o tempo, o mundo virtual pode se tornar tão autêntico e tão envolvente que a necessidade da família, de Deus e da alegria natural diminui”, afirmou Melanie.

Melanie criou, junto com o marido, a organização Screen Strong, para ajudar outras famílias que passam pelo mesmo problema. A organização substituiu o uso de “tela tóxica” por atividades saudáveis, desenvolvimento de habilidades para a vida e conexões familiares. “Ele serviu cinco anos no Exército dos EUA e se formou na faculdade. Agora está terminando a faculdade de direito e também é porta-voz da Screen Strong”, disse Melanie sobre seu filho.



Adam gostaria de poder recuperar as mais de 10.000 horas que passou jogando e se perdendo no mundo virtual. “E por causa do que Adam experimentou, meu marido e eu mudamos a forma como lidamos com a tecnologia com sua irmã e seus irmãos gêmeos mais novos, criando para eles uma infância livre de videogames e smartphones”, disse Melanie.

Melanie encoraja pais e mães a protegerem seus filhos das “telas tóxicas”, sejam elas de videogames ou smartphones.

“É nossa responsabilidade proteger nossos filhos e sermos fiéis mordomos do que Deus nos confiou. A tecnologia é incrível, mas também é poderosa e pode ser usada para o bem ou para o mal. É por isso que precisamos estar atentos e equilibrados em como a usamos”, alertou.Ela também enfatizou a importância de ter um diálogo aberto e honesto com os filhos, estabelecer limites e incentivar outras atividades, como esportes, leitura e tempo de qualidade em família.

“Não se trata de proibir totalmente o uso de tecnologia, mas sim de equilibrar e controlar o seu uso. Como pais, precisamos liderar pelo exemplo e mostrar aos nossos filhos que há coisas muito mais valiosas do que passar horas em frente a uma tela”, concluiu.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ataque-terrorista-no-centro-de-jerusalem-deixa-7-feridos

Gospel Prime

Ataque terrorista no centro de Jerusalém deixa 7 feridos

Um ataque terrorista em Jerusalém deixou sete pessoas feridas na segunda-feira (24), de acordo com informações do The Jerusalem Post. Segundo relatos iniciais, o ataque violento ocorreu no centro da cidade e várias vítimas estão sendo atendidas no local por voluntários do United Hatzalah. Alguns dos feridos foram tratados pelas equipes do MDA, incluindo um homem de 70 anos que foi evacuado em estado grave e outro em estado moderado. […]

today24 de abril de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%