Tocando:

Rádio 97Web

Mães aprendem Libras para auxiliar filhos no ensino remoto

Escrito por em 29 de dezembro de 2020

Com a suspensão das aulas presenciais, em função da covid-19, foi necessária uma nova dinâmica de estudos

Para conseguir ajudar as crianças nas atividades escolares, três mães de Guarujá aprenderam a se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Mesmo com um conhecimento básico em Libras, a necessidade se intensificou devido ao isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus, onde as mães tiveram um papel maior em relação à aprendizagem dos filhos.

Para Mariemily de Jesus Ramos, mãe do jovem Marcelo, de 7 anos, esse trabalho em conjunto com as professoras foi fundamental. “No começo era muito difícil, pois tinha muita dificuldade em fazer os roteiros com o Marcelo. Hoje consigo dar um ‘bom dia’ uma ‘boa tarde’ para meu filho, coisa que para alguns é tão simples e comum, e para mim fazia muita falta’’, relata.

Nessa transição, as professoras do Ensino Especial perceberam o quão desafiador poderia ser para os alunos com deficiência auditiva participar das aulas. “Decidimos que faríamos o acompanhamento através de vídeochamada, para que pudéssemos utilizar a Língua Brasileira de Sinais, que é a primeira língua deles”, conta Kátia Christina de Oliveira, professora do Atendimento Educacional Especializado, na Sala de Recursos da E.M. Dirce Valério Garcia.

Seguindo a plataforma e os roteiros de estudos foram realizadas atividades complementares, de acordo com a necessidade de cada estudante e das mães. As aulas de Libras ocorreram duas vezes por semana, onde era possível treinar os sinais.

Hoje, após um longo ano letivo, essas mães vêem uma diferença significativa no seu dia a dia. “Agradeço de todo o meu coração as professoras Kátia e Magali. Elas foram uma benção em nossas vidas e me ajudaram a entender o meu filho. Hoje consigo me comunicar com ele”, afirma Michelle Pontes de Oliveira, mãe do Miguel, de 8 anos. Já Daniela de Souza, mãe do Breno, de 7 anos, e da Luana de 9, ambos com deficiência auditiva, o resultado é gratificante. “Agora ficou fácil pra eles me entenderem. Foi maravilhoso’’.

Para Magali Eliana Cavalcante Rodrigues, professora de Educação Especial na E.M. Almeida Júnior, o sentimento é de que o objetivo foi alcançado. “Em um ano tão difícil para todos, sentimos que conseguimos fazer a diferença para essas famílias, pois hoje as mães se mostram tranquilas e felizes ao conseguirem entender seus filhos e serem entendidas por eles, podendo conversar em casa usando a língua de sinais” comenta.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais é a língua oficial da comunidade surda brasileira. Essa língua é uma modalidade de comunicação gestual, que utiliza da combinação de sinais com as mãos e expressões faciais para substituir as palavras da modalidade oral-auditiva.

The post Mães aprendem Libras para auxiliar filhos no ensino remoto first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Continue lendo