Prefeitura de Guarujá

Maior navio em comprimento a entrar no Porto atraca em Guarujá

today24 de outubro de 2022 16

Fundo
share close

Embarcação de bandeira alemã está no terminal da Santos Brasil, em Vicente de Carvalho, onde o prefeito e outras autoridades acompanharam as manobras de atracação 

Guarujá fez história na tarde desta segunda-feira (24), ao receber o maior navio em comprimento a entrar no cais santista em toda sua história, o CMA CGM VELA, que tem 347,48 metros. O gigante, com capacidade de transportar até 11,2 mil TEUs (cada unidade corresponde a um contêiner de 20 pés), atracou por volta das 14 horas no Tecon, administrado pela Santos Brasil, em Vicente de Carvalho.

A embarcação de bandeira alemã movimentará em solo guarujanese 1.500 caixas metálicas e chamou a atenção da população da Baixada Santista, que foi acompanhar a passagem do navio em pontos estratégicos do canal do estuário, como a Fortaleza da Barra Grande, próximo à praia de Santa Cruz dos Navegantes. 

Para a passagem do gigante, foi necessário um esquema especial, que incluiu a interrupção da travessia de balsas e do tráfego no cais santista entre 13h e 15h. A manobra marca o início das operações de navios de 340 a 366 metros (Classe New Panamax) e foi realizada após estudos, simulações e reuniões com as autoridades portuárias. 

Em maio de 2017, o Porto recebeu um navio de 340 metros de comprimento com, em média, 9 mil TEUs, até então, o maior que havia atracado na região.



“O futuro do maior complexo portuário do hemisfério sul está em Guarujá”, afirma o prefeito

O momento da chegada foi acompanhado pelo prefeito de Guarujá, que vê como consolidada a posição do Município na liderança de instalações portuárias de ponta, com tecnologia e capacidade notáveis.

“Isso ratifica o potencial da Cidade como sítio de expansão das atividades portuárias, vetor de desenvolvimento econômico significativo com reais condições de evolução social e transformação urbana. Há uma grande transformação em curso. Guarujá está trabalhando muito para que alcancemos um desenvolvimento harmônico, sustentável e de inclusão”, disse o prefeito. “O futuro do maior complexo portuário do hemisfério sul está em Guarujá”, afirmou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, o acontecimento é um grande marco na história do Porto, no processo de sua nova estruturação e coloca o Guarujá, mais uma vez, no centro das atenções.

“Não por acaso, o Município vem se preparando para essa nova era e vai, com as inúmeras intervenções estratégicas – em todas as áreas e localidades – aumentando o seu nível de competitividade para receber investimentos e, com eles, viabilizar melhor condição de vida para a população”, explicou o secretário.

Desenvolvimento

Guarujá não para de crescer e a margem esquerda do complexo portuário da Baixada Santista acompanha os largos passos dados pela Cidade. O valor arrecadado em impostos portuários aumentou 40,6% em Guarujá, passando de R$ 96,5 milhões em 2020 para R$ 138,3 milhões em 2021.

Na prática, isso significa que de tudo o que o Município arrecada de Imposto sobre Serviços (ISS), 65,7% vêm da atividade portuária, desenvolvida nos oito terminais portuários e 11 retroportuários que operam direta e indiretamente em Guarujá.

Em quase dois anos bastante conturbados para a economia mundial, o setor driblou as dificuldades e a margem esquerda do complexo portuário da Baixada Santista segue em expansão. Atualmente, 40% do que é movimentado no maior porto da América Latina se dá em Guarujá. Isso representa quase 41 milhões de toneladas.

Acompanharam a atracação do CMA CGM VELA em Guarujá, ainda, o CEO da Santos Brasil, Antônio Carlos Sepúlveda; o CEO da Santos Port Authority – SPA, Fernando Biral; o Capitão dos Portos de São Paulo, Robledo de Lemos Costa, o presidente da câmara dos vereadores de Guarujá, secretários e diretores municipais, entre outras autoridades.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Arhtur Godioso

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos,-sp,-tem-dois-novos-casos-de-variola-dos-macacos-e-soma-23-confirmacoes

G1 Santos

Santos, SP, tem dois novos casos de varíola dos macacos e soma 23 confirmações

Segundo a prefeitura, dos 23 confirmados, 18 já cumpriram o período de isolamento e estão recuperados. Santos, SP, confirma dois novos casos de varíola dos macacos — Foto: Getty Images A Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep), da secretaria de Saúde de Santos, no litoral de São Paulo, registrou mais dois casos da varíola dos macacos nesta segunda-feira (24). O município totaliza 23 confirmações da doença. Segundo a prefeitura, todos os […]

today24 de outubro de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%