Outras 41 congregações no Texas deixaram oficialmente a Igreja Metodista Unida em resposta ao debate em andamento da denominação protestante principal sobre sua posição em relação à homossexualidade.
Nesse sentido, no sábado a Conferência Anual da UMC North Texas realizou uma sessão especial na qual o clero e os membros leigos votaram para aprovar os votos de não filiação de 41 congregações que antes pertenciam ao órgão regional.
De acordo com uma declaração feita por um porta-voz da conferência, o órgão regional “libera estas igrejas com sua bênção total”, acrescentando que nenhuma igreja que pretendia deixar a UMC foi negada.
“Após a votação do dia, mais de 230 igrejas na Conferência do Norte do Texas continuam comprometidas com a missão e os valores da Igreja Metodista Unida e continuarão a ajudar as pessoas a crescer em seu amor por Deus; a proclamar nova vida em Cristo; a servir aos outros, especialmente aos pobres; e a buscar misericórdia e justiça para que as pessoas possam viver vidas inteiras”, diz a declaração.
Segundo The Christian Post, o Livro de Disciplina da UMC diz que a denominação considera a homossexualidade “incompatível com os ensinamentos cristãos” e proíbe a bênção de uniões entre pessoas do mesmo sexo e a ordenação de clero homossexual não celibatário.
Desse modo, nos últimos anos, a UMC tem estado envolvida em um debate divisório sobre se deve ou não mudar esta postura oficial, com muitos líderes progressistas da igreja se recusando a fazer cumprir as regras.
Publicar comentários (0)