Prefeitura de Guarujá

Mais de 1.500 alunos participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica  

today26 de maio de 2022 12

Fundo
share close

Estudantes representam um universo de 12 escolas: sendo 10 de ensino fundamental I e outras duas de fundamental II

Para mostrar o que aprenderam sobre o universo e ciências correlatas, 1.563 alunos da rede municipal de ensino de Guarujá testaram seus conhecimentos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A 25ª edição nacional da prova aconteceu no último dia 20. Os mais de 1.500 estudantes representam um total de 12 escolas participantes: sendo 10 unidades de ensino fundamental I (1.332) e outras duas de fundamental II (231). A OBA teve apenas uma fase e foi composta por uma prova de 10 questões, que aconteceu nas escolas cadastradas.

“Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, a Olimpíada proporciona aos estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos, pois envolve o estudo em diversas áreas do conhecimento como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia”, explica o secretário interino de Educação.

A proposta da OBA visa fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Tradicionalmente, Guarujá sempre participa da ação e, desde 2017, por exemplo, os alunos da rede municipal de ensino já conquistaram 372 medalhas: 104 de ouro, 126 de prata e outras 142 de bronze.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e inovação, MCTI.



O que é?

Astronomia – Trata-se da ciência natural que estuda corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Preocupada com a evolução, a física, a química e o movimento de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do universo. A astronomia é uma das mais antigas ciências.

Astronáutica – Pode ser definida como o ramo da ciência e da técnica que se ocupa com máquinas projetadas para operarem fora da atmosfera terrestre, sejam elas tripuladas ou não tripuladas. Em outras palavras é a ciência e a tecnologia do voo espacial.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

evento-maio-nautico-comeca-nesta-quinta-feira-em-bertioga,-com-exposicoes-e-palestras

G1 Santos

Evento Maio Náutico começa nesta quinta-feira em Bertioga, com exposições e palestras

De acordo com a Prefeitura, este é o maior workshop de turismo e segurança náutica do litoral de São Paulo. Evento Maio Náutico começa nesta quinta-feira em Bertioga, com exposições e palestras — Foto: Renato Inácio/Prefeitura de Bertioga Começa nesta quinta-feira (26) o Maio Náutico Bertioga, no litoral de São Paulo. A abertura oficial acontece às 15h, no Parque dos Tupiniquins, no Centro. Esta é a segunda edição do evento, […]

today26 de maio de 2022 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%