Pelo menos 100 pessoas morreram em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, depois que fortes chuvas provocaram inundações e deslizamentos de terra nesta terça-feira (13), disse o presidente do país Martin Fayulu.
Imagens compartilhadas por ele (veja acima) mostraram bairros inteiros inundados com água lamacenta e estradas destruídas por buracos.
Carros e casas são vistos em meio a enchente na cidade de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo — Foto: REUTERS/Stringer
Um vídeo mostra uma grande rodovia cortada ao meio por um buraco gigante que engoliu vários veículos no distrito de Mont-Ngafula. Espectadores em capas de chuva foram até a borda para espiar o abismo.
Fayulu prestou suas condolências às famílias das vítimas.
Rápida urbanização de Kinshasa
Veículo levando o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, passa por rua em Kinshasa, na República Democrática do Congo — Foto: Andrew Harnik/AP
Antigamente, Kinshasa era um local reconhecido pelas suas vilas de pescadores que viviam às margens do rio Congo. Após a evolução da economia local, Kinshasa se tornou uma das maiores megacidades da África, com uma população de cerca de 15 milhões.
A rápida urbanização mal regulamentada tornou Kinshasa cada vez mais vulnerável a inundações repentinas após chuvas intensas, que se tornaram mais frequentes devido às mudanças climáticas.
Pelo menos 39 pessoas morreram em Kinshasa em 2019, quando chuvas torrenciais inundaram distritos baixos e alguns prédios e estradas desabaram.
Além da infraestrutura danificada, cada dia de inundação em Kinshasa custa às famílias um total de US$ 1,2 milhão (aproximadamente R$6,5 milhões) devido à interrupção do transporte em larga escala, de acordo com um documento do Banco Mundial de 2020.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)