G1 Mundo

Mais de 2 mil cabeças de carneiro mumificadas descobertas no Egito

today27 de março de 2023 13

Fundo
share close

As cabeças de carneiras estavam no Templo de Ramsés II, que fica na cidade de Abydos, sul do Egito.

Múmias de ovelhas, cães, cabras, vacas, gazelas e mangustos também foram exumadas por uma equipe de arqueólogos da Universidade de Nova York no mesmo local, famoso por seus templos e necrópoles, anunciou o Ministério de Antiguidades e Turismo.

Segundo o diretor do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri, estas descobertas permitirão conhecer melhor o templo de Ramsés II e as atividades que decorreram entre a sua construção – durante a 6ª dinastia do Antigo Império (entre 2.374 e 2.140 a.C.) – e o período ptolomaico (323 a 30 a.C.).



Detalhe de cabeça de carneiro mumificada encontrada no Egito, em 26 de março de 2023. — Foto: Ministério da Antiguidade do Egito via AFP

Para o professor Sameh Iskandar, chefe da missão americana e citado no mesmo comunicado, estas cabeças de carneiro são “oferendas”, que indicam “um culto a Ramsés II” celebrado séculos após a sua morte.

Além dos restos de animais mumificados, a equipe descobriu vestígios de um palácio com paredes de cerca de cinco metros de espessura, datado da 6ª dinastia, bem como várias estátuas, papiros, restos de árvores centenárias, roupas e sapatos de couro.

O local de Abydos, 550 km ao sul do Cairo, é conhecido por seus templos, em particular o de Seti I e suas necrópoles.

As autoridades egípcias anunciam regularmente descobertas arqueológicas nos últimos tempos, qualificadas por alguns especialistas como efeitos de anúncio que têm um alcance político e econômico e não científico.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-mata-6-pessoas-em-escola-de-nashville,-nos-eua;-atiradora-foi-morta-pela-policia

G1 Mundo

Mulher mata 6 pessoas em escola de Nashville, nos EUA; atiradora foi morta pela polícia

Uma mulher de 28 anos entrou em uma escola em Nashville, no estado do Tennessee, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (27), e matou 3 crianças e 3 adultos com armas de fogo, segundo a polícia local. A atiradora morreu em confronto com a polícia. Inicialmente, as autoridades disseram que a assassina parecia ser uma adolescente. O porta-voz da Polícia Metropolitana de Nashville, Don Aaron, disse que policiais responderam a um […]

today27 de março de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%