G1 Santos

Mansão abandonada de Pelé: de quem é a casa e quem são os herdeiros do rei do futebol?

today30 de junho de 2024 4

Fundo
share close

Uma das mansões milionárias deixadas por Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que morreu em 2022, está em estado de abandono. O casarão faz parte do espólio – conjunto de bens que formam o patrimônio do ex-jogador, que será partilhado no inventário entre os herdeiros. Os 70% da herança de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, devem ser divididos em até oito partes. A viúva Márcia Aoki ficará com 30%.

O advogado de Edinho, filho do ex-jogador e responsável por administrar os bens deixados pelo pai, contrariou as versões de moradores locais ouvidos pelo g1 e afirmou que o imóvel em Guarujá (SP) não está abandonado.

Quem são os herdeiros do Rei do Futebol?



Márcia e Pelé durante o casamento celebrado em 2016 — Foto: Divulgação

Filhos de Pelé com Rosemeri dos Reis Cholbi (1º casamento):

  • Edson Cholbi Nascimento, o Edinho
  • Kely Cristina Cholbi Nascimento
  • Jeniffer Cholbi Nascimento

Filhas reconhecidas pelo Pelé:

  • Flávia Kurtz Arantes do Nascimento
  • Sandra Regina Arantes do Nascimento Felinto

Filhos de Pelé com Assíria Nascimento (2° casamento):

  • Joshua Seixas Arantes do Nascimento
  • Celeste Seixas Arantes do Nascimento

No caso de Sandra, que já é falecida, Octavio Felinto Neto e Gabriel Arantes do Nascimento Felinto, netos de Pelé, dividirão entre si a parte da herança dela.

  • A enteada de Pelé, Gemima Lemos Macmahon, que é filha de Assíria e irmã de Joshua e Celeste, entrou com um pedido na Justiça e foi reconhecida como filha socioafetiva de Pelé e, dessa forma, considerada como uma das herdeiras.

Gemima é enteada de Pelé e foi considerada filha socioafetiva do Rei do Futebol — Foto: Arquivo Pessoal

Antes e depois da casa de Pelé na Praia de Pernambuco, em Guarujá (SP) — Foto: Imagens cedidas ao g1 Santos

O local que foi cenário de muitos momentos na vida de Pelé se tornou alvo de ladrões. Segundo moradores, criminosos usaram as árvores ao redor para invadir a casa e furtar fios de cobre. A residência, que antes tinha um transformador de energia exclusivo, hoje está sem luz.

Ainda de acordo com os relatos, funcionários da mansão foram demitidos após a morte do Rei, dando início aos sinais de abandono do imóvel.

Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho, é o inventariante, ou seja, responsável por administrar os bens de Pelé. O advogado Augusto Miglioli, que representa o filho do Rei, alegou que a casa foi desocupada e os funcionários foram demitidos com o Atleta do Século ainda vivo. A defesa destacou que estes fatos não foram influenciados pela morte dele.

Vídeo mostra mansão milionária de Pelé que está em estado de abandono, em Guarujá (SP)

Vídeo mostra mansão milionária de Pelé que está em estado de abandono, em Guarujá (SP)

O g1 esteve em frente à casa onde Pelé colecionou momentos com a família e amigos. É possível ver o estado de abandono mesmo de longe. O mato, aparentemente sem ser aparado há meses, esconde parte da mansão. De perto, o interfone sem botão, além de ferrugem nos portões e teias de aranha espalhadas pela construção.

Outras imagens, enviadas à equipe de reportagem, mostram o interior da casa. Assim como na fachada, o mato também cresce no jardim presente na sala e, principalmente, na parte externa, de forma que quase não dá para ver o que já foi um campo de futebol. A água da piscina apresenta coloração esverdeada, e a área interna não tem mais itens pessoais do Rei.

Imagem Reprodução Imagem Reprodução

Antes e depois da casa de Pelé na Praia de Pernambuco, em Guarujá (SP) — Foto 1: Reprodução — Foto 2: Reprodução

A viúva Márcia abriu mão de ser a inventariante do Rei do Futebol. Por este motivo, o filho Edinho assumiu o posto. O advogado afirmou que a residência possui problemas estruturais, mas ressaltou que estes “já estão sendo cuidados”.

Casa de Pelé na Praia de Pernambuco, em Guarujá (SP), está em estado de abandono — Foto: Reprodução

“A ação dos vândalos ocorre em um momento de reestruturação e diz respeito à ausência de segurança naquele local. No mais, todos esses pontos estão sendo cuidados pelo Espólio [conjunto de bens]”, explicou o advogado.

À esquerda, mansão de Pelé em Guarujá (SP), em 2013. À direita, situação atual. — Foto: Imagens cedidas ao g1 Santos e Fábio Motta/Estadão Conteúdo

Amigos e famosos na Mansão de Pelé

Conforme apurado pelo g1, a casa foi a penúltima residência de Pelé antes de ele morar com a esposa, Márcia Aoki, no Jardim Acapulco, na mesma cidade. O último imóvel tinha um elevador para facilitar a locomoção do ex-jogador, que estava restrita.

A mansão, que apresenta sinais de abandono, ocupa um quarteirão na Praia de Pernambuco e foi projetada em um outro momento da vida do Rei do Futebol. Pelé fez confraternizações com amigos e deu festas para celebridades no casarão, que tem piscina, quadra de tênis, bar e até campo de futebol.

Foto raríssima de Franz Beckenbauer na casa de Pelé em Guarujá (SP) — Foto: Arquivo A Tribuna

  • Outras fotos têm o Atleta do Século em uma gravação com o lendário time do Santos: Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe. Um cachorro chama atenção nos registros de 2008. Apelidado de ‘Sombra’, o animal foi doado pelo apresentador Fausto Silva, o Faustão, a Pelé.

À esquerda, Pelé, Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe durante gravação em Guarujá (SP). À direita, Rei com o cachorro doado pelo Faustão. — Foto: Acervo A Tribuna

  • Ainda no acervo, uma foto de 1979 mostra o Rei do Futebol se arriscando a jogar tênis na quadra do esporte da mansão em estado de abandono.

Pelé jogando tênis na mansão em Guarujá (SP), em 29 de agosto de 1979 — Foto: Acervo A Tribuna

  • Em 2012, Pelé fez uma cirurgia no quadril para corrigir o desgaste da cabeça do fêmur direito e colocou uma prótese. Uma imagem, de 2013, mostra o ex-jogador fazendo fisioterapia no imóvel com a filha Flávia, que é fisioterapeuta

Pelé fazendo fisioterapia com a filha Flávia, que é fisioterapeuta, em 2013 — Foto: Marcelo Hazan

  • Apesar da mudança para uma casa mais funcional, moradores contaram à equipe de reportagem que o Rei do Futebol continuou a frequentar a mansão para entrevistas. Inclusive, o documentário ‘Pelé’, da Netflix, que conta a trajetória do ex-jogador, foi gravado no imóvel.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-que-teve-mao-decepada-apos-violentar-missionaria-tentou-estuprar-meninas-a-caminho-da-igreja

G1 Santos

Homem que teve mão decepada após violentar missionária tentou estuprar meninas a caminho da igreja

Conforme registrado em Boletim de Ocorrência (BO), Eduardo levou as meninas até um banheiro na casa dele e ordenou que a mais nova ficasse nua. Ambas tentaram fugir e, revoltado, ele esfaqueou o braço direito da mais velha, ainda segundo o BO. As meninas foram resgatadas e passam bem. Ao g1, Francoazi Kepka, a mãe da menina esfaqueada, explicou que a filha e a amiga têm o costume de brincar […]

today30 de junho de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%