G1 Santos

Mar invade orla durante ressaca e danifica píer flutuante recém-instalado no litoral de SP; VÍDEO

today29 de setembro de 2023 12

Fundo
share close

A Defesa Civil do Estado de São Paulo tinha emitido um alerta sobre a previsão de ressaca para quinta-feira (28) e o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos chegou a decretar estado de atenção. Segundo a prefeitura, a maré avançou cerca de 2 metros na Ponta da Praia na madrugada e, de acordo com o sensor de Praticagem, as ondas chegaram a 4 metros na Ilha das Palmas.

Imagens obtidas pelo g1 mostram que o píer flutuante, que tinha sido instalado nesta terça-feira (26), foi um dos equipamentos atingidos e danificados pela força da água. Ele fica interligado ao atracadouro por uma passarela articulada para permitir o acesso de cadeirantes às embarcações que atracam na Ponte.

Estragos foram registrados na Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia. — Foto: Reprodução



Ainda no vídeo é possível ver que vidraças da Ponte também quebraram e deixaram vidros espalhados pelo chão na manhã de quinta-feira (28). Além disso, diversos resíduos foram espalhados pela orla.

Em nota, a Prefeitura de Santos informou que o reparo dos itens avariados na ponte “consta na garantia do serviço de reforma contratado”, pois a ponte está sendo revitalizada. Segundo a administração municipal, a Secretaria de Serviços Públicos vai providenciar o reforço estrutural no equipamento.

“A ressaca destruiu o vidro lateral, derrubou a caixilharia (de janelas) e danificou a rampa que interliga a ponte ao flutuante, instalados nesta semana”, disse a administração, enfatizando que o local está em obras, em fase final.

Flutuante se desprendeu durante a ressaca no litoral de SP — Foto: Sílvio Luiz/A Tribuna Jornal

A Ponte Edgard Perdigão é um dos acessos de Santos para a praia do Góes, o bairro de Santa Cruz dos Navegantes e a Fortaleza da Barra, em Guarujá. Além disso, no local ocorre o embarque dos passageiros de escunas turísticas.

Imagens obtidas pelo g1 mostram o momento que a água do mar chegou a cobrir o calçadão e avenida da praia (veja abaixo).

Forte ressaca provoca inundação na orla da praia de Santos

Forte ressaca provoca inundação na orla da praia de Santos

Durante a madrugada de quinta-feira (28), o canoísta Fábio Paiva registrou o momento em que o trecho da Avenida Bartolomeu de Gusmão, na altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima, é invadido pelo mar. De acordo com ele, a situação teve início por volta das 3h30 e perdurou forte até às 6h.

Trecho da Avenida Bartholomeu de Gusmão foi parcialmente coberto pelas águas dá maré, em Santos — Foto: Reprodução/Fábio Paiva

Segundo a Prefeitura de Santos, as equipes da Companhia de Engenharia de Trafego (CET) foram acionadas para realizar interdições na intersecção entre a Avenida Coronel Joaquim Montenegro e a Praia, e também na Avenida Oswaldo Cruz, a partir da identificação da alta maré pelas câmeras do Centro de Controle de Operações (CCO).

A ação da maré acabou levando resíduos e areais às vias públicas, que foram limpas por equipes da prefeitura. A administração informou que, conforme alerta da Defesa Civil, a maré atingiu o seu pico por volta de 3h15 de quinta, avançando cerca de 2 metros na Ponta da Praia. Já as ondas atingiram seu pico às 5h, chegando a 4 metros na Ilha das Palmas, de acordo com o sensor de praticagem.

Ressaca foi registrada nesta quinta-feira (28), em Santos (SP)

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-de-guaruja-treina-cerca-70-profissionais-contra-gripe-aviaria

Prefeitura de Guarujá

Prefeitura de Guarujá treina cerca 70 profissionais contra gripe aviária

Em palestra realizada no Procópio Ferreira, servidores receberam orientações para se tornem multiplicadores da informação Com o intuito de preparar os servidores municipais sobre os cuidados contra a gripe aviária, a Prefeitura de Guarujá realizou um treinamento no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Jardim Tejereba), no dia 26. A iniciativa da Prefeitura de Guarujá contou com 68 profissionais, entre técnicos da Unidade de Zoonoses, de Vigilância Epidemiológica, agentes de combate a […]

today29 de setembro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%