G1 Santos

Marinha divulga balanço de Operação no Porto de Santos contra o crime organizado e tráfico de armas e drogas

today14 de novembro de 2023 3

Fundo
share close

Conforme apurado pelo g1 nesta terça-feira (14), o patrulhamento terrestre e marítimo aconteceu de forma ininterrupta, estabelecendo pontos de controle de trânsito itinerante nas vias de acesso, além de inspeções navais no canal e áreas de fundeadouros.

Até segunda-feira (13), somente no Porto de Santos foram realizadas 125 abordagens a embarcações com apreensão de seis delas que apresentaram documentação irregular, além de 582 inspeções em veículos, 20 ações interagências e oito inspeções em casco de navios mercantes com uso de mergulhadores em apoio às ações da Polícia Federal (PF) e Receita Federal (RF).

Ao todo, 1,9 mil militares atuam no Rio de Janeiro e em São Paulo. Sendo assim, o balanço total da operação na primeira semana é de 505 abordagens a embarcações com seis apreensões por irregularidades administrativas; 4.368 inspeções em veículos; 61 ações interagências e 11 inspeções em cascos de navios.



Segundo a Marinha do Brasil, os números ainda irão crescer, pois as ações serão intensificadas nas próximas semanas, contando com equipamentos que possuem tecnologia de ponta embarcados nos meios navais somados àqueles que serão operados em terra por fuzileiros navais.

Equipamentos de raio-x e outras tecnologias são empregadas para as inspeções em veículos e objetos suspeitos — Foto: Marinha do Brasil/Divulgação

A Operação Lais de Guia — nome faz referência a um nó conhecido pelos marinheiros, que é fácil de desatar e representa união das forças armadas e órgãos de segurança pública — reforça o patrulhamento e a inspeção naval nas áreas marítimas, sem impacto no funcionamento regular das localidades. Na operação há a soma de esforços entre agências, órgãos de segurança pública e a Marinha.

Em nota divulgada pela Marinha, o comandante da força-tarefa da operação, vice-almirante Renato Rangel Ferreira, informou que o prejuízo inicial ao tráfico é causado pela supressão da atividade devido ao trabalho de inteligência e da cooperação entre todos os órgãos envolvidos.

“A operação não foi uma surpresa para a sociedade e nem para os criminosos. Assim, um trabalho de médio/ longo prazo está sendo desenvolvido de forma a garantir que o tráfico não utilize essas vias estratégicas que estão sendo reforçadas pelas Forças Armadas, enquanto o trabalho de inteligência analisa e acompanha as atividades ilícitas e as alterações de padrão do caminho da droga e armas, causando assim a asfixia logística do tráfico”, enfatizou.

As operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) concedem aos militares das forças armadas, em caráter provisório, a possibilidade de atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade, de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado. O objetivo é preservar a ordem pública e a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

efeitos-psicologicos-de-uma-guerra-feita-de-balas,-muito-odio-e-mentiras

Pleno News

Efeitos psicológicos de uma guerra feita de balas, muito ódio e mentiras

Marisa Lobo - 14/11/2023 17h14 A guerra tem efeitos devastadores Foto: Pixabay Desde que uma nova guerra do grupo terrorista Hamas contra o Estado de Israel teve início, no começo do mês passado, uma série de narrativas passou a surgir nos veículos de comunicação do mundo inteiro, provocando uma série de reações que também são efeitos de um impacto psicológico coletivo. No texto de hoje, portanto, quero trazer alguns apontamentos […]

today14 de novembro de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%