G1 Mundo

Matt Gaetz, o devoto de Trump que orquestrou a derrubada do presidente da Câmara dos EUA

today5 de outubro de 2023 17

Fundo
share close

Um negacionista do resultado eleitoral em 2020 nos EUA, defensor da invasão do Capitólio e, acima de tudo, fiel escudeiro do ex-presidente Donald Trump orquestrou o levante, com mais sete correligionários, para derrubar o do presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy. Este é o congressista Matt Gaetz, republicano da Flórida, considerado um traidor do partido pela grande maioria de seus integrantes no Congresso americano.

Deputado desde 2017, Gaetz aliou-se a um pequeno grupo de extremistas e contou com o apoio da bancada democrata para enxotar McCarthy e deixar a Câmara dos Representantes paralisada e sem liderança. Proibido de discursar na ala republicana, ele precisou utilizar o púlpito da bancada opositora.

O mais surpreendente é que Gaetz sequer tem um plano para arrumar a bagunça em que os republicanos estão mergulhados desde terça-feira. Aos 41 anos, ele recebe de seus partidários o rótulo de desordeiro, que não mede esforços para buscar atenção.



Numa das ocasiões em que Donald Trump, de quem é devoto fervoroso, discursou ao Congresso, americano, o deputado convidou um negacionista do Holocausto, ligado a supremacistas brancos, para ouvir o ex-presidente. É investigado também pela Comissão de Ética em acusações por manter relações sexuais com uma menor de idade, consumo de drogas e uso indevido de fundos de campanha.

Matt Gaetz, deputado do Partido Republcano, em 3 de outubro de 2023 — Foto: Reprodução/Reuters

Há nove meses, Gaetz forçou McCarthy a enfrentar 15 rodadas de votação para conquistar o terceiro cargo mais alto dos EUA. Agora, foi o mentor da destituição inédita de um presidente da Câmara e conseguiu atiçar a ira dos correligionários, que debatem qual seria a melhor forma de enfrentá-lo: a expulsão ou o isolamento.

O fato é que a apertada minoria na Câmara não permite aos republicanos simplesmente ignorar a narrativa performática de Gaetz, que reverbera ruidosamente nas mídias sociais. “Ele está destruindo a capacidade do Partido Republicano de governar e traçar um nítido contraste com os desastres políticos do governo Biden”, escreveu o republicano Newt Gingrich, que presidiu a Câmara nos anos 1990, ao defender a expulsão do deputado em artigo publicado no “The Washington Post”.

Chame seu movimento de guerra civil ou rebelião. Matt Gaetz é partidário do caos e sacode, sem medo, a ala moderada do Partido Republicano.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

fila-de-20-quilometros:-atrasos-paralisam-caminhoes-na-fronteira-entre-eua-e-mexico;-veja-fotos

G1 Mundo

Fila de 20 quilômetros: atrasos paralisam caminhões na fronteira entre EUA e México; veja fotos

Um grupo de logística afirmou que o valor de mercadorias paradas é de mais de US$ 1,5 bilhão (R$ 7,8 bilhões). A fila é resultado de atrasos da alfândega dos EUA. Há um número recorde de imigrantes na fronteira. As autoridades norte-americanas fecharam as passagens e impuseram verificações extras de segurança. Em alguns pontos da fronteira, o processamento de carga foi temporariamente suspenso para permitir que os funcionários da alfândega […]

today5 de outubro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%