G1 Mundo

Mauro Vieira se encontra na Índia com chanceler russo, que deve vir ao Brasil no mês que vem

today1 de março de 2023 11

Fundo
share close

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu nesta quarta-feira (1º) com o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov. Os dois estão em Nova Délhi, na Índia, para a reunião de chanceleres do G-20, grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo. Durante o encontro, Lavrov confirmou que planeja um giro por países da América Latina na segunda semana de abril. A ideia é começar o roteiro pelo Brasil.

O encontro entre os representantes diplomáticos de Brasil e Rússia durou cerca de 45 minutos. Segundo fontes, a primeira metade da conversa foi voltada às relações bilaterais que os dois países têm e pretendem ter nos próximos anos.

A viagem de Lavrov para a região tem como foco cuidar dessas relações, com especial atenção para o Brasil, que tem um novo governo, o de Lula, desde janeiro deste ano.



Conversa também sobre Guerra na Ucrânia

A segunda metade da reunião entre Vieira e Lavrov tratou da guerra na Ucrânia, que completou um ano na última sexta-feira (24). Na semana passada, com voto favorável do Brasil, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução em que reivindica que a Rússia retire suas tropas da Ucrânia.

A atitude de Mauro Vieira tem sido, como a que já teve em fevereiro, durante a Conferência de Segurança em Munique, na Alemanha. Uma postura de ouvir, para entender as posições e avaliações de cada um sobre o conflito.

Conselho de Direitos Humanos da ONU condena guerra na Ucrânia

Conselho de Direitos Humanos da ONU condena guerra na Ucrânia

Interlocutores do governo brasileiro relataram que a conversa foi importante para que o Ministério das Relações Exteriores tivesse, enfim, um histórico da situação e avaliação de momento sobre o conflito também por parte da Rússia.

Lavrov deu detalhes sobre como foram tentativas anteriores de buscar a paz, como por exemplo a mediação tentada pela Turquia, no ano passado, quando o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan foi anfitrião de rodadas de negociações entre russos e ucranianos. Uma resolução do conflito, no entanto, segue distante.

Ao fim do encontro com Sergei Lavrov, a avaliação do Itamaraty é de que tanto Ucrânia quanto Rússia entendem a posição do Brasil de buscar a conciliação. “Uma inércia de guerra que, lamentavelmente, ainda persiste, mas que terá de ser rompida em algum momento, e o Brasil é um dos países que se dispõem a trabalhar para isso, pela paz”, contou uma fonte do Itamaraty.

Encontros com todos os países do Brics

Até o fim da viagem, Mauro Vieira terá se reunido com todos os representantes diplomáticos dos Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O chanceler brasileiro também já teve reuniões importantes com ministros europeus e africanos, além de ter marcado para amanhã, quinta-feira (2), uma reunião com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

alvo-de-protestos,-presidente-do-mexico-posta-foto-antiga-que-diz-ser-duende-em-obras-de-trem-polemico

G1 Mundo

Alvo de protestos, presidente do México posta foto antiga que diz ser duende em obras de trem polêmico

Alvo de uma onda atual de protestos contra uma mudança na lei eleitoral, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, abriu outra polêmica com uma postagem sobre um suposto duende desmentida pelo Twitter. Ele publicou uma foto de uma árvore durante a noite e afirmou que uma sombra na imagem que se assemelha a uma pessoa seria um duende. A fotografia, sustenta Obrador na postagem, foi feita por engenheiro que […]

today1 de março de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%