G1 Santos

Médico Ewaldo Bolivar, um dos maiores cirurgiões plásticos do Brasil, morre aos 85 anos

today8 de outubro de 2022 61

Fundo
share close

Ele foi inovador em técnicas cirúrgicas de contorno corporal, cirurgia mamária e cirurgia estética e funcional do nariz.

médico Ewaldo Bolivar de Souza Pinto, um dos cirurgiões plásticos mais importantes do Brasil, morreu aos 85 anos. — Foto: Reprodução/TV Tribuna



O médico Ewaldo Bolivar de Souza Pinto, um dos cirurgiões plásticos mais importantes do Brasil, morreu aos 85 anos. Ele tinha mais de 50 anos dedicados à cirurgia plástica e faleceu, nesta sexta-feira (8), em São Paulo.

O médico estava internado no Hospital Albert Einstein e sofreu um AVC. Ele foi cremado, na manhã deste sábado (8), no Cemitério Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos.

Nascido em Cajurú, o médico veio para Santos com 11 anos, onde viveu boa parte da vida. Na década de 60, Ewaldo se especializou em cirurgia plástica na Escola Médica de Pós-Graduação Prof. Ivo Pitanguy e construiu uma extensa carreira na área.

O médico foi inovador em técnicas cirúrgicas de contorno corporal (lipoplastia superficial), cirurgia mamária com cicatriz reduzida e cirurgia estética e funcional do nariz (rinoplastia dinâmica). O médico acreditava que a parte psicológica está intimamente ligada a parte cirúrgica.

Cirurgião plástico Ewaldo Bolivar lança livro e fala sobre obra

Cirurgião plástico Ewaldo Bolivar lança livro e fala sobre obra

Ele foi presidente regional e nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica entre os anos de 1978 e 1981 e secretário para o Brasil da “International Society of Aesthetic Plastic Surgery entre 1986 e 1987.

Ewaldo também era membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, presidente do Capítulo de Estética da Federação Iberolatinoamericana de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e da Sociedade Internacional de Rinoplastia.

Na Baixada Santista, entre 1977 e 1983, foi o chefe do Serviço de Cirurgia do Centro Cirúrgico do Hospital dos Estivadores de Santos. Ewaldo também foi diretor do curso de Especialização em Cirurgia Plástica da Universidade Santa Cecília.

O médico recebeu diversos prêmios e honrarias em Santos, como o título de Cidadão Santista em 1984, além de troféus e congratulações nacionais e internacionais. Ewaldo foi professor convidado em pelo menos 25 países.

Em 2019, ele lançou a obra ‘Histórias do Bisturi’, escrita pela jornalista e assessora de imprensa Raquel Rojas. O livro reúne relatos de amigos, familiares e pacientes que de alguma forma cruzaram o caminho de Ewaldo.

Em 2019, o médico lançou a obra ‘Histórias do Bisturi’, escrita pela jornalista e assessora de imprensa Raquel Rojas. — Foto: Reprodução/TV Tribuna

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

linha-de-onibus-que-liga-o-centro-a-alemoa-e-desativada-em-santos

G1 Santos

Linha de ônibus que liga o Centro à Alemoa é desativada em Santos

Medida deve-se à baixa adesão de passageiros, segundo a prefeitura. Ônibus municipais de Santos — Foto: Prefeitura de Santos A linha 197 do transporte coletivo municipal, que funcionava em caráter experimental há cerca de um ano, deixará de circular a partir deste sábado (8) em Santos, no litoral de São Paulo. A linha foi implantada em outubro do ano passado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e ligava o […]

today8 de outubro de 2022 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%