G1 Mundo

Membro da oposição da Venezuela tenta impugar primárias de pré-candidatos antichavistas

today24 de outubro de 2023 3

Fundo
share close

Nesta terça-feira, Luis Brito, um dissidente da oposição apresentou um recurso na Suprema Corte do país para tentar impugar as primárias –ele afirma que o número de participantes foi inflado.

A oposição tradicional afirma que Brito, na verdade, só se apresenta como opositor ao governo chavista, mas, na verdade, é um colaborador.

Em entrevista, ele disse que ele protocolou o processo com essa alegação de números inflados, mas que teriam ocorrido outras irregularidades.



Brito afirmou que pode haver violência se não puder participar das eleições. “É a tese peregrina ‘depois de mim, o dilúvio’, de nos levar por uma via que não é precisamente o caminho eleitoral”.

Maria Corina Machado, a vencedora, obteve 1,5 milhão de votos (93% do total), de acordo com o segundo boletim parcial dos organizadores das primárias, após a apuração de 64,88% das atas.

A maioria dos candidatos reconheceu esta vitória e se aliou a Machado em sua campanha presidencial.

Machado está impedida de ocupar cargos públicos por 15 anos, o que teoricamente a impediria de inscrever sua candidatura contra Maduro nas eleições presidenciais previstas para o segundo semestre do próximo ano.

Trata-se de um tema espinhoso que a oposição tenta resolver na mesa de negociações com o governo, e com o qual os Estados Unidos condicionam a suspensão parcial das sanções petroleiras contra o país.

Maduro criticou primárias

Maduro e outros líderes chavistas têm atacado as primárias sob o mesmo argumento de manipulação dos números. Cilia Flores, esposa de Maduro, pediu que os “responsáveis pela fraude respondam às autoridades por este crime”.

O processo já tinha sido impugnado antes mesmo de sua realização, em maio, perante o Tribunal Supremo, que não se pronunciou na ocasião.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mais-de-40-estados-nos-eua-processam-meta-por-prejudicar-a-saude-de-menores

G1 Mundo

Mais de 40 estados nos EUA processam Meta por prejudicar a saúde de menores

Documento apresentado a um tribunal na Califórnia diz que Facebook e Instagram 'exploraram tecnologias poderosas e sem precedentes para atrair (...) e, finalmente, prender jovens e adolescentes com o objetivo de obter lucros'. Mais de 40 estados nos EUA processam Meta por prejudicar a saúde mental de crianças e jovens Mais de quarenta estados americanos entraram com um processo contra a gigante tecnológica Meta, onde acusam o Facebook e o […]

today24 de outubro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%