G1 Santos

Menina com síndrome que a impede de ir à escola ganha festa de aniversário surpresa e conhece ‘colegas de sala’

today29 de abril de 2023 8

Fundo
share close

Alice Vitória Vieira dos Santos, de 7 anos, recebeu uma festa surpresa dos colegas de escola no imóvel em que mora em Guarujá, no litoral de São Paulo. Com síndrome artrogripose congênita múltipla, deficiência física que causa deformação nas articulações e limita a movimentação, a menina viu a maioria dos estudantes pela primeira vez, já que tem aulas em casa.

“O carinho que todos tiveram com ela foi algo bem especial”, disse a mãe da menina, Vaneida Vieira dos Santos.

Ao g1, neste sábado (29), ela explicou que a comemoração foi organizada com a ajuda da técnica de enfermagem que cuida da menina, da direção da Escola Municipal Angelina Daige, de onde a filha recebe o atendimento domiciliar escolar especializado, e dos pais das crianças que estudam na classe da filha, que cursa o 1º ano do Ensino Fundamental.



Alice Vitória Vieira dos Santos recebeu uma festa de aniversário surpresa dos colegas de classe. Muitos deles ela viu pela primeira vez: — Foto: Prefeitura de Guarujá/ Divulgação

“A diretora e a professora conversaram com os pais, fizeram o convite aos alunos e aos responsáveis e todos toparam essa aventura”, explicou Vaneida, que recebeu 22 crianças durante uma tarde em casa, na Vila Áurea.

“Todas as crianças foram super receptivas. Foi muito bonito e emocionante” , disse a mãe de Alice.

Com muitas brincadeiras, Vaneida disse que foi incrível poder ver a filha se soltar com os colegas de sala. “Ela ficou muito feliz. Por não ter contato frequente com eles, acabou sendo algo novo. Foi divertido ver a reação dela querendo interagir com as crianças, só que ela não fala, mas se expressava da maneira dela”, explicou.

Alice, inclusive, se comunica por contato direto, gestos e expressões faciais, além de atividades com comandos simples. Devido às limitações de locomoção, desde o ano passado a menina tem aulas em casa com a professora de educação especial e inclusiva, Iolanda Gabel de Lira Souza.

Com uma deficiência física que causa deformação nas articulações e limita a movimentação, a menina tem aulas em casa. — Foto: Arquivo Pessoal

As atividades escolares são totalmente adaptadas de acordo com as necessidades dela e acontecem de segunda a quinta-feira, das 15h às 17h. De acordo com a professora, a inclusão vai além do ambiente escolar, mas também no ensino do respeito, cidadania e a construção de um mundo justo onde não se deixe ninguém para trás.

É justamente por essa prática de inclusão que a mãe da menina os e familiares dos demais estudantes querem fazer novos eventos com os colegas de turma para Alice. “Estamos com planos de fazer uma festa junina”, disse.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ursa-que-matou-tres-pessoas-pode-ser-abatida-e-deixara-tres-filhotes-orfaos

G1 Mundo

Ursa que matou três pessoas pode ser abatida e deixará três filhotes órfãos

Depois da morte de três pessoas vítimas do ataque de uma ursa, o presidente da Província de Trento, na Itália, decretou que o animal fosse capturado e abatido. A ursa JJ4, também conhecida como Gaia, tem 17 anos de idade e seus três filhotes de 1 ano e 5 meses ficarão órfãos caso a decisão seja mantida. No entanto, a decisão foi recebida com revolta por instituições de defesa dos […]

today29 de abril de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%