G1 Mundo

Mergulhador vê algo brilhante no mar da Itália e descobre mais de 30 mil moedas do Império Romano; VÍDEO

today6 de novembro de 2023 3

Fundo
share close

Tesouro de 1,7 mil anos e em excelente estado de conservação chamou atenção dos especialistas.




Mergulhador encontra milhares de moedas do século 4 no mar da Sardenha, na Itália

Mergulhador encontra milhares de moedas do século 4 no mar da Sardenha, na Itália

Um mergulhador encontrou um depósito com milhares de moedas do século 4 enquanto explorava a costa de Arzachena, no nordeste da ilha de Sardenha, anunciou o Ministério da Cultura da Itália no sábado (4).

O homem avistou as peças metálicas ao acaso e notificou as autoridades, que encontraram os artefatos em baixa profundidade e em excepcional estado de conservação. Uma estimativa inicial feita com base no peso do material sugere que entre 30 mil e 50 mil moedas de bronze foram encontradas.

“O tesouro encontrado nas águas de Arzachena representa uma das mais importantes descobertas numismáticas [de moedas e cédulas históricas] dos últimos anos”, disse Luigi La Rocca, diretor do departamento de arqueologia de Sardenha, em comunicado.

A análise das inscrições presentes nas moedas revelou que elas foram cunhadas no intervalo de tempo entre os anos de 324 e 340. De acordo com os especialistas, o conjunto recuperado provém de quase todas as casas da moeda do Império Romano ativas naquele período, com exceção de Antioquia, Alexandria e Cartago.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

em-meio-a-conflito-em-gaza,-familias-palestinas-dizem-sofrer-ameacas-e-expulsoes-por-colonos-israelenses-em-acampamentos-na-cisjordania

G1 Mundo

Em meio a conflito em Gaza, famílias palestinas dizem sofrer ameaças e expulsões por colonos israelenses em acampamentos na Cisjordânia

Enquanto o mundo acompanha os ataques na Faixa de Gaza, quem vive na Cisjordânia diz que colonos israelenses extremistas aproveitam a guerra para entrar em vilas e acampamentos e expulsar os palestinos. Quem vive na Cisjordânia diz que colonos israelenses extremistas aproveitam a guerra para entrar em vilas e acampamentos e expulsar os palestinos. Armad Rrassân é responsável por uma associação que ajuda a proteger palestinos que são ameaçados por […]

today6 de novembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%