Mergulhador encontra milhares de moedas do século 4 no mar da Sardenha, na Itália
Um mergulhador encontrou um depósito com milhares de moedas do século 4 enquanto explorava a costa de Arzachena, no nordeste da ilha de Sardenha, anunciou o Ministério da Cultura da Itália no sábado (4).
O homem avistou as peças metálicas ao acaso e notificou as autoridades, que encontraram os artefatos em baixa profundidade e em excepcional estado de conservação. Uma estimativa inicial feita com base no peso do material sugere que entre 30 mil e 50 mil moedas de bronze foram encontradas.
“O tesouro encontrado nas águas de Arzachena representa uma das mais importantes descobertas numismáticas [de moedas e cédulas históricas] dos últimos anos”, disse Luigi La Rocca, diretor do departamento de arqueologia de Sardenha, em comunicado.
A análise das inscrições presentes nas moedas revelou que elas foram cunhadas no intervalo de tempo entre os anos de 324 e 340. De acordo com os especialistas, o conjunto recuperado provém de quase todas as casas da moeda do Império Romano ativas naquele período, com exceção de Antioquia, Alexandria e Cartago.
Publicar comentários (0)