G1 Mundo

México cria ponte aérea para levar ajuda e tirar turistas de Acapulco após passagem do furacão Otis; não há vítimas brasileiras, segundo o Itamaraty

today27 de outubro de 2023 4

Fundo
share close

Ao menos seis brasileiros estavam em Acapulco durante a passagem do furacão. Não há registro, até o momento, de vítimas brasileiras, segundo o Itamaraty.

O secretário de Defesa, Luis Cresencio Sandoval, afirmou que o número oficial de 27 mortos e 4 desaparecidos permanece. Outras centenas de pessoas continuaram procurando por familiares que podem estar sob os escombros.

Áreas de Acapulco permaneceram sem eletricidade e, portanto, sem água potável porque as bombas não estavam funcionando, disseram as autoridades. Há registros de saques na região.



“Houve atos de saques em alguns lugares porque houve uma emergência”, disse o presidente Andrés Manuel López Obrador durante coletiva nesta sexta-feira, pedindo aos moradores que não se aproveitem da situação.

O presidente afirma que o governo vai fornecer o que as pessoas precisavam para consertar suas casas e substituir seus eletrodomésticos arruinados. O governo vai começar um censo para determinar as necessidades de cada família.

Cerca de 10 mil pacotes de eletrodomésticos – geladeiras, fogões, colchões – já haviam sido arrecadados pelo governo e estavam prontos para distribuir às famílias que precisam. “Todos serão apoiados, contem conosco”, disse o presidente.

A passagem do furacão Otis pela costa oeste do México deixou 27 mortos e 4 desaparecidos nesta quinta-feira (26).

Os ventos atingiram velocidade de 270 km/h na terça-feira (24) e deixou a cidade turística de Acapulco parcialmente destruída, provocando inundações e deslizamentos.

Os ventos se fortaleceram rapidamente, passando de uma tempestade tropical a um furacão de categoria 5 em 12 horas. Depois de tocar o solo, o furacão regrediu até a categoria 1 deixando regiões sem energia, sem comunicação, com árvores derrubadas, inundações e deslizamentos de terra.

A agência nacional de águas do México, CONAGUA, alertou sobre ondas de seis a oito metros no estado de Guerrero, onde fica Acapulco, e também em partes do estado de Oaxaca.

Acapulco é uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes na parte baixa de montanhas íngremes. Casas luxuosas e algumas favelas também cobrem as encostas da cidade.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

censo-2022:-ibge-atualiza-populacao-de-cidades-de-sp;-veja-lista

G1 Santos

Censo 2022: IBGE atualiza população de cidades de SP; veja lista

Número de habitantes de 78 cidades paulistas foi atualizado em relação à divulgação de junho. Público lota a Avenida Paulista em festa de Réveillon — Foto: Rômulo D'Ávila/TV Globo O IBGE atualizou nesta sexta-feira (27) a população de 78 cidades de São Paulo em relação à divulgação inicial do Censo, feita em junho. Veja a lista de cidades em que a população mudou: Osasco - população passou a ser de […]

today27 de outubro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%