G1 Mundo

Milei é recebido com protestos na Alemanha

today23 de junho de 2024 3

Fundo
share close

A convocação para a manifestação foi feita por organizações da diáspora argentina e latino-americana, ONGs alemãs e organizações de esquerda.

No domingo, Milei se reuniu brevemente com o chanceler federal Olaf Scholz, numa visita que teve a programação drasticamente reduzida nos últimos dias.

Homenagem de grupo associado à ultradireita



Com faixas com mensagens como “Miséria Neoliberal”, alguns ativistas se reuniram em frente ao hotel onde Milei recebeu a medalha da Sociedade Hayek, um think tank fundado em 1998 originalmente para promover ideias liberais do economista austríaco Friedrich Hayek (1899-1992).

Nos últimos anos, porém, a sociedade passou a ser vista como uma entidade controversa após entrada de vários membros do partido de ultradireita Alternativa para a Alemanha (AfD), num movimento que chegou a ser descrito por um antigo membro liberal como um processo de “infiltração por reacionários”.

Como resultado, dezenas de antigos membros liberais deixaram a sociedade nos anos 2010.

Paralelamente aos protestos em frente ao hotel onde Milei recebeu a homenagem, outras cerca de 400 pessoas, segundo a emissora regional NDR, marcharam para pedir a anulação da entrega da medalha, empunhando cartazes onde se liam mensagens como “Milei não é liberdade, é fascismo” e “A Argentina não está à venda”.

A convocação fez parte do chamado “mês anti-Milei”, uma série de eventos convocados em vários pontos da Alemanha por uma plataforma de organizações argentinas e alemãs.

A agenda de protestos contra o presidente argentino terminou no sábado em Berlim com um “festival da democracia” que inclui aulas de tango e música ao vivo.

Enquanto isso, as manchetes dos principais jornais alemães descreveram neste sábado a visita de Milei como a de um “convidado difícil”.

Depois de receber a Medalha Hayek em Hamburgo, Milei viajou para Berlim, onde se reuniu no domingo com o chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, no que foi descrito pelas autoridades como uma “breve visita de trabalho” que acabou sendo mais curta do que o esperado inicialmente.

Originalmente, o argentino seria recebido com honras militares e deveria participar de uma coletiva de imprensa conjunta com Scholz. Mas os planos foram modificados na última hora, segundo o governo alemão, devido à recusa do presidente argentino em falar com os jornalistas.

“No final é uma visita de trabalho muito breve, por vontade do presidente argentino”, explicou na sexta-feira o porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit, que frisou que houve uma “recusa clara” de Milei em participar de uma coletiva de imprensa.

Segundo Hebestreit, o chanceler Scholz “se reúne com muitos chefes de Estado e de governo (…), ele é mais próximo de alguns do que de outros (…). Ele também conversa com parceiros difíceis”.

No entanto, os meios de comunicação alemães também especularam que o encurtamento da visita pode estar relacionado com os comentários do porta-voz do governo alemão que nesta semana descreveu declarações agressivas de Milei contra primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, como “de mau gosto”.

Em maio, durante viagem a Madri para participar de uma convenção do partido espanhol de ultradireita Vox, Milei se referiu à esposa do premiê espanhol, Begoña Gómez, como uma “mulher corrupta”, gerando tensão diplomática entre a Espanha e a Argentina.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘tragedia-do-alcool-adulterado’:-numero-de-mortos-apos-consumo-de-bebida-contaminada-sobe-para-53-na-india

G1 Mundo

‘Tragédia do álcool adulterado’: número de mortos após consumo de bebida contaminada sobe para 53 na Índia

De acordo com a agência de notícias "Press Trust of India", sete pessoas foram detidas e serão investigadas nesta "tragédia do álcool adulterado", afirmou Prasanth. ➡️Por que a bebida foi fatal? O lote contaminado era uma mistura de "arrack", uma bebida destilada típica da região, com metanol, substância usada principalmente como solvente ou combustível de aviões a jato. ➡️Os óbitos foram instantâneos? Segundo informações divulgadas na última quinta-feira (20), 37 […]

today23 de junho de 2024 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%