G1 Mundo

Ministro da Fazenda com inflação de quase 140% ou economista outsider: por que eleição na Argentina ficou difícil de entender

today24 de outubro de 2023 2

Fundo
share close

O primeiro turno foi marcado por surpresa, com Sergio Massa, o peronista candidato da coligação governista e atual ministro da Economia, em primeiro lugar, deixando para trás, em segundo, o populista radical de direita Javier Milei, fenômeno desta campanha eleitoral e vitorioso das prévias de agosto.

Para Brian Winter, editor-chefe da revista “Americas Quartely” e analista de política latino-americana há 20 anos, a eleição na Argentina ficou “esquisita”, nas suas palavras, e difícil de entender.

Montagem de Sergio Massa e Javier Milei — Foto: Daniel Jayo e Mario De Fina / AP Photo



“É uma eleição estranha. Agora vai ser um segundo turno entre um ministro de Fazenda com inflação de 140% e um economista outsider meio bolsonarista, que só ocupou uma vaga no Congresso por poucos anos”, disse ele em entrevista ao podcast O Assunto desta terça-feira (24).

“Então, numa eleição que, em teoria, era uma eleição de mudança, num país em crise, agora passou a ser algo muito esquisito, difícil de entender.”

Massa tem a máquina pública e Milei se vende como candidato da mudança, avalia economista

Massa tem a máquina pública e Milei se vende como candidato da mudança, avalia economista

A apuração dos votos deste domingo (22) chegou a 98,51%. O resultado da votação dos dois candidatos mais bem colocados no primeiro turno foi:

  • Sergio Massa, com 9,6 milhões de votos, ou 36,68% do total
  • Javier Milei, com 7,8 milhões de votos, ou 29,98% do total

Apesar do segundo lugar, Brian afirma ser prematuro dizer que Massa já ganhou.

“O Milei vai crescer. Ele vai ganhar votos da candidata que acabou na terceira posição, de centro direita, a Patricia Bullrich. Só que o problema é que ele precisa ganhar quase a totalidade desses votos para ser presidente e já tem sinais de racha nesse movimento macrista, nesse movimento que se chama ‘Juntos por el Cambio’, que é de centro-direita, basicamente porque tem uma porção, uma parte desse movimento que acha que as ideias do Milei são loucas e que questiona fortemente a governabilidade que o Milei poderia ter.”

Brian Winter: Milei vai crescer no 2º turno, mas esbarra em suas “ideias loucas”

Brian Winter: Milei vai crescer no 2º turno, mas esbarra em suas “ideias loucas”

Também em entrevista ao episódio, Maurício Moura, economista e professor da Universidade George Washington (EUA), explica o que faz a eleição na Argentina ser clássica batalha de rejeições.

“A gente tem, na Argentina, para quem acompanha eleições a nível global, que é uma batalha de rejeições. De um lado, a rejeição ao governo, claramente colocado em rejeição à gestão da economia. E, de outro lado, a gestão de uma figura política com algumas ideias radicais, uma figura que não foi testada ainda.”

“E, obviamente, do lado do Massa ele vai tentar fazer com que a eleição seja sobre essas ideias radicais, essa figura polêmica que é o Milei. E o Milei vai tentar fazer com que a eleição seja um plebiscito sobre o governo kirchnerista, o governo que o Massa faz parte.”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

suspeito-de-participar-de-atentado-a-pm-aposentado-que-varria-a-rua-de-casa-e-morto-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Suspeito de participar de atentado a PM aposentado que varria a rua de casa é morto no litoral de SP

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o caso ocorreu na noite desta terça-feira (23), por volta das 21h36, durante patrulhamento na Vila Nossa Senhora de Fátima. Ao trafegar pelo local, os policiais viram um homem saindo do portão de uma residência. Porém, ao visualizar as viaturas, ele correu para o fundo da casa, deixando o portão aberto. Os policiais deram uma ordem de parada, que foi ignorada pelo […]

today24 de outubro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%