G1 Mundo

Moderado e reformista, Masoud Pezeshkian vence eleições presidenciais no Irã

today6 de julho de 2024 4

Fundo
share close

Novo presidente defende aproximação com os Estados Unidos e aliados para aliviar sanções contra a economia iraniana. Pezeshkian derrotou diplomata ultraconservador no 2º turno.


Masoud Pezeshkian durante campanha presidencial, em 3 de julho de 2024 — Foto: Majid Asgaripour/WANA via Reuters



Masoud Pezeshkian foi eleito novo presidente do Irã, anunciaram as autoridades do país na madrugada deste sábado (6). Ele disputava o segundo turno contra o diplomata ultraconservador Saeed Jalili.

Considerado moderado e reformista, Pezeshkian assumirá o comando do Irã após a morte do presidente Ebrahim Raisi, que sofreu um acidente de avião em maio.

Aos 69 anos, o novo presidente defende uma aproximação do Irã com países ocidentais, como os Estados Unidos, para acabar com sanções que afetam a economia iraniana.

Parte da população acredita que o governo de Pezeshkian representará uma abertura do Irã para relações com outros países. A campanha dele recebeu o apoio de vários políticos iranianos importantes, incluindo ex-presidentes.

Pezeshkian assumirá o governo em meio a tensões no Oriente Médio.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bardella,-marine-e-jean-marie-le-pen:-veja-a-evolucao-da-extrema-direita-na-franca;-eleicoes-acontecem-no-domingo

G1 Mundo

Bardella, Marine e Jean-Marie Le Pen: veja a evolução da extrema direita na França; eleições acontecem no domingo

Bardella, Marine e Jean-Marie Le Pen: a evolução da extrema direita na França Jordan Bardella — Foto: GloboNews/Jacqueline Santiago O atual presidente do RN é um dos grandes nomes desta eleição na França e o rosto da reformulação da imagem do partido. Com apenas 28 anos, o político está disputando para se tornar o próximo primeiro-ministro, o mais jovem da história do país. Com vídeos no TikTok e milhões de […]

today6 de julho de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%