Tocando:

Rádio 97Web

Monitoramento de Guarujá conta com câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas

Escrito por em 21 de outubro de 2021

Recurso analisa o movimento e a presença de pessoas e veículos; sistema está interligado à base de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado

A Prefeitura de Guarujá tem investido em tecnologia para reforçar a segurança da Cidade. Prova disso é que a Central de Monitoramento conta com câmeras de reconhecimento facial e de placas de veículos. O recurso analisa o movimento, leitura de placa veicular e as características das pessoas. Com as informações é possível fazer a pesquisa dos dados junto ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Ao todo, Guarujá possui aproximadamente 1.700 câmeras, sendo 1.636 instaladas em 72 próprios públicos. Outras 51 estão colocadas ao longo dos cerca de seis quilômetros da orla da Praia da Enseada e 18 estão em áreas comerciais de Vicente de Carvalho, Pitangueiras, Astúrias e Tombo, além de seis câmeras de monitoramento de trânsito.

CSI

As imagens são enviadas para o Centro de Segurança Integrado (CSI), localizado no Morro da Campina, na Enseada. O CSI é coordenado pela Diretoria de Monitoramento e Análise de Informações de Guarujá (DMAI), vinculada à Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon).

O monitoramento funciona 24 horas por dia e conta com câmeras speed dome, PTZ Full HD – Pan (horizontal), Tilt (vertical) e Zoom (controle óptico). A tecnologia permite analisar ininterruptamente movimentos e presença de pessoas, veículos e objetos na área de abrangência de cada câmera. Com isso, é possível uma comparação contínua da rotina, proporcionando o alarme aos operadores do sistema de segurança.

Orla da Enseada

No ano passado, foram instaladas 51 câmeras de monitoramento ao longo dos 6 quilômetros da orla da Enseada. São cerca de oito mil metros de rede de fibra ótica para garantir uma imagem de alta qualidade.

“As câmeras de segurança instaladas em Guarujá são uma importante ferramenta para o monitoramento do espaço viário e para o planejamento de ações de segurança pública na Cidade”, destacou o diretor de Monitoramento e Análise de Informações de Guarujá.

Serviços

A Central comporta também o Centro de Controle Operacional do Transporte Público (CCO) e as câmeras de monitoramento de trânsito. No CSI, também funciona a Central de Atendimento 153 (GCM) e o Copom. O Centro é integrado com a Polícia Militar e as demais secretarias. Assim, todas as ligações recebem um protocolo e são direcionadas aos órgãos correspondentes para averiguação das denúncias.

Projeto vai ampliar o monitoramento para a região do Pernambuco

A Prefeitura está em fase final para iniciar a ampliação do monitoramento para a região do bairro do Pernambuco. O projeto vai contar com 59 câmeras de monitoramento, sendo 42 fixas e 13 móveis. Além disso, estão previstas outras quatro câmeras com leitura de placas.

Serão 12 mil metros de fibra óptica, iniciando na Avenida Dom Pedro I, passando pelas avenidas Atlântica, Desembargador Plínio de Carvalho Pinto, Áureo Guenaga de Castro, Marjory da Silva Prado e Jomar. O projeto faz parte de um termo de cooperação com um condomínio local.

“O objetivo é criar uma muralha eletrônica em Guarujá, agilizando o atendimento à população com um tempo-resposta reduzido e pontual” definiu o secretário de Defesa e Convivência Social.

The post Notícias first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.