G1 Mundo

Moradores de ilha fogem de inundação após o destruição de represa na Ucrânia; cachorros ficam para trás

today8 de junho de 2023 19

Fundo
share close

Dezenas de pessoas tiveram que ser retiradas de uma ilha no rio Dnieper, na Ucrânia, para fugir das inundações causadas pela destruição de uma barragem nesta terça-feira (6).

A ilha é uma parte da cidade de Kherson. Os moradores foram retirados de barco e também com um caminhão militar.

Nas primeiras horas da manhã, antes da região ser inundada, muitos moradores ainda queriam ficar no bairro. Mas o nível da água subiu nas ruas, chegou quase ao nível do segundo andar dos prédios, e as equipes da guarda nacional tiveram que resgatar as pessoas que ficaram isoladas.



Como foi preciso fugir rapidamente, eles tiveram que deixar os cachorros para trás. Os animais latiram ao ver seus donos irem embora, o que deixou a viagem mais triste.

Autoridades ucranianas e russas disseram não houve vítimas civis do rompimento da represa. As águas represadas do reservatório de Kakhovka devem continuar a subir, mas ninguém sabe exatamente até que ponto as águas vão alcançar.

O ministro do Interior, Ihor Klymenko, afirmou que até agora, 24 localidades na Ucrânia foram inundadas e mais de 17 mil civis tiveram que ser retirados das regiões alagada.

O procurador ucraniano Andrii Kostin afirmou que mais de 40 mil pessoas podem estar em regiões inundadas. “Infelizmente, mais de 25 mil civis se encontram em território sob controle russo”, disse ele em uma rede social.

Barragem destruída na Ucrânia fica em área estratégica da guerra; entenda localização

Barragem destruída na Ucrânia fica em área estratégica da guerra; entenda localização

Um ataque no sul da Ucrânia rompeu a barragem de uma usina hidrelétrica de Kakhovka na terça-feira (6). A região é controlada atualmente pela Rússia. Os dois países trocaram acusações sobre a autoria do ataque. A União Europeia já afirma que a explosão pode constituir um crime de guerra.

Em algumas áreas, o nível da água subiu até 11 metros de altura. A região inteira – que tem cidades controladas tanto pela Rússia quanto pela Ucrânia – entrou em estado de alerta, e centenas de pessoas já deixaram suas casas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

papa-francisco-passa-por-tres-horas-de-cirurgia-no-intestino-‘sem-complicacoes’,-diz-vaticano

G1 Mundo

Papa Francisco passa por três horas de cirurgia no intestino ‘sem complicações’, diz Vaticano

O papa Francisco, de 86 anos, passou por uma cirurgia no intestino na tarde desta quarta-feira (7), no hospital Gemelli, em Roma, informou o Vaticano em um comunicado. A operação durou 3 horas e não houve complicações. A expectativa é que o pontífice fique internado por alguns dias. O comunicado do Vaticano informou que a operação foi necessária para reparar uma laparocele, uma hérnia que às vezes se forma sobre […]

today8 de junho de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%