G1 Mundo

Morre Pat Robertson, magnata evangélico que levou a religião ao debate político nos EUA

today8 de junho de 2023 17

Fundo
share close

Pat Robertson, um magnata da comunicação religioso que transformou uma pequena estação da Virgínia na Christian Broadcasting Network global, tentou concorrer à presidência e ajudou a tornar a religião central para a política do Partido Republicano nos Estados Unidos por meio de sua Coalizão Cristã, morreu nesta quinta-feira (8).

Ele tinha 93 anos. A morte de Robertson foi anunciada por sua rede de transmissão. Nenhuma causa foi dada.

As empresas de Robertson também incluíam:



  • A Regent University, uma escola cristã evangélica em Virginia Beach;
  • O Centro Americano para Lei e Justiça, que defende os direitos da Primeira Emenda das pessoas religiosas;
  • E a Operação Bênção, uma organização humanitária internacional.

Mas, por mais de meio século, Robertson foi uma presença familiar nas salas de estar americanas, conhecido por seu programa de televisão “700 Club” e, anos mais tarde, por seus pronunciamentos televisionados do julgamento de Deus sobre a América por tudo, desde a homossexualidade até o ensino de evolução.

Robertson tentou concorrer à presidência dos Estados Unidos em 1988.

Ele foi pioneiro em uma estratégia agora comum de cortejar a rede de igrejas cristãs evangélicas de Iowa e terminou em segundo lugar nas convenções do estado norte-americano, à frente do vice-presidente George H.W. Arbusto.

Na época, Jeffrey K. Hadden, sociólogo da Universidade da Virgínia e biógrafo de Robertson, disse que o golpe de mestre de Robertson foi insistir para que três milhões de seguidores nos Estados Unidos assinassem petições antes que ele decidisse concorrer. A tática deu a ele um exército.

″Ele pediu às pessoas que prometessem que trabalhariam para ele, orariam por ele e lhe dariam dinheiro”, disse Hadden à Associated Press em 1988. ″Historiadores políticos podem ver isso como uma das coisas mais engenhosas que um candidato já fez.″

Robertson mais tarde apoiou George Bush, que ganhou as eleições. A perseguição aos evangélicos de Iowa agora é um ritual para candidatos republicanos, incluindo aqueles que atualmente buscam a Casa Branca em 2024.

Robertson iniciou a Christian Coalition (Coalizão Cristâ) em Chesapeake em 1989. A coalizão se tornou uma grande força na política republicana na década de 1990, mobilizando os eleitores conservadores por meio de atividades populares.

Na época de sua renúncia como presidente da coalizão em 2001 – Robertson disse que queria se concentrar no trabalho ministerial – seu impacto na religião e na política nos EUA era “enorme”, de acordo com John C. Green, professor emérito de ciências políticas na Universidade de Akron.

Muitos seguiram o caminho que Robertson abriu na transmissão religiosa, disse Green à AP em 2021. Na política americana, Robertson ajudou a “cimentar a aliança entre cristãos conservadores e o Partido Republicano”.

Marion Gordon “Pat” Robertson nasceu em 22 de março de 1930, em Lexington, Virgínia, filha de Absalom Willis Robertson e Gladys Churchill Robertson. Seu pai serviu por 36 anos como representante dos EUA e senador dos EUA pela Virgínia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

escada-rolante-cheia-muda-repentinamente-de-sentido-em-estacao-de-trem-na-coreia-do-sul

G1 Mundo

Escada rolante cheia muda repentinamente de sentido em estação de trem na Coreia do Sul

Três passageiros foram hospitalizados com ferimentos graves. Escada rolante cheia muda direção repentinamente em estação de trem na Coreia do Sul — Foto: Reprodução BNO News Passageiros que estavam subindo uma escada rolante ficaram feridos quando, repentinamente, ela mudou de direção. O incidente aconteceu em uma estação de trem de Sunae, em Budang-gu, na Coreia do Sul. Segundo a BBC, três pessoas foram hospitalizadas com ferimentos graves. Outras 11 pessoas […]

today8 de junho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%