G1 Mundo

Morre Ted Toleman, dono da primeira equipe de Ayrton Senna na Fórmula 1

today11 de abril de 2024 3

Fundo
share close

Apaixonado por automobilismo, Ted patrocinava pilotos em categorias de base no Reino Unido antes de montar equipes na Fórmula Ford 2000 inglesa e na Fórmula 2. Em 1981, decidiu finalmente se aventurar na Fórmula 1.

Sem orçamento para competir com equipes maiores pelas primeiras posições, e equipado com um modesto motor Hart, a Toleman se consolidou como um time do meio do pelotão. Seu momento de maior brilho ocorreu em 1984, com a chegada do brasileiro Ayrton Senna.

Senna era campeão da Fórmula 3 inglesa e havia testado carros vencedores, como a Williams e a McLaren, e chegou ter convites de equipes maiores — mas escolheu a Toleman por entender que haveria menor pressão e mais tempo para se adaptar à principal categoria do automobilismo.



Foi com Senna que a equipe conquistou seus três únicos pódios. O mais famoso deles foi no GP de Mônaco, quando o diretor de prova encerrou a corrida por causa da chuva, no momento em que o brasileiro estava na segunda posição. Senna estava diminuindo a diferença para o francês Alain Prost, o vencedor, e contestou a decisão, acreditando que poderia vencer.

Durante toda a incursão na Fórmula 1, Ted Toleman delegou a função de chefe de equipe a Alex Hawkridge. Além de Senna, o time deu oportunidades a outras figuras vencedoras, como o projetista sul-africano Rory Byrne, que participou da criação dos carros com que Michael Schumacher conquistou todos os seus sete títulos, e o engenheiro Pat Symonds.

A Toleman nunca conquistou uma vitória na categoria principal, mas deixou uma pole position registrada em 1985, no GP da Alemanha, com Teo Fabi. No ano seguinte, o grupo Benetton assumiu a equipe.

Após se distanciar das pistas, Ted morou em diversos países até se estabelecer em Manila, nas Filipinas, onde morreu em decorrência de complicações de uma síndrome cardiorrenal.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tensoes-entre-israel-e-ira:-‘estamos-nos-preparando-para-outros-cenarios-alem-de-gaza’,-diz-netanyahu

G1 Mundo

Tensões entre Israel e Irã: ‘estamos nos preparando para outros cenários além de Gaza’, diz Netanyahu

Diante de uma ameaça de ataque por parte do Irã, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira (11) que suas Forças Armadas estão "se preparando para cenários em outras áreas" além da Faixa de Gaza. “Estamos nos preparando para atender as necessidades de segurança do Estado de Israel, tanto na defesa quanto no ataque”, disse o premiê israelense em uma visita a uma base das Forças Aéreas no […]

today11 de abril de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%