Apaixonado por automobilismo, Ted patrocinava pilotos em categorias de base no Reino Unido antes de montar equipes na Fórmula Ford 2000 inglesa e na Fórmula 2. Em 1981, decidiu finalmente se aventurar na Fórmula 1.
Sem orçamento para competir com equipes maiores pelas primeiras posições, e equipado com um modesto motor Hart, a Toleman se consolidou como um time do meio do pelotão. Seu momento de maior brilho ocorreu em 1984, com a chegada do brasileiro Ayrton Senna.
Senna era campeão da Fórmula 3 inglesa e havia testado carros vencedores, como a Williams e a McLaren, e chegou ter convites de equipes maiores — mas escolheu a Toleman por entender que haveria menor pressão e mais tempo para se adaptar à principal categoria do automobilismo.
Foi com Senna que a equipe conquistou seus três únicos pódios. O mais famoso deles foi no GP de Mônaco, quando o diretor de prova encerrou a corrida por causa da chuva, no momento em que o brasileiro estava na segunda posição. Senna estava diminuindo a diferença para o francês Alain Prost, o vencedor, e contestou a decisão, acreditando que poderia vencer.
Durante toda a incursão na Fórmula 1, Ted Toleman delegou a função de chefe de equipe a Alex Hawkridge. Além de Senna, o time deu oportunidades a outras figuras vencedoras, como o projetista sul-africano Rory Byrne, que participou da criação dos carros com que Michael Schumacher conquistou todos os seus sete títulos, e o engenheiro Pat Symonds.
A Toleman nunca conquistou uma vitória na categoria principal, mas deixou uma pole position registrada em 1985, no GP da Alemanha, com Teo Fabi. No ano seguinte, o grupo Benetton assumiu a equipe.
Após se distanciar das pistas, Ted morou em diversos países até se estabelecer em Manila, nas Filipinas, onde morreu em decorrência de complicações de uma síndrome cardiorrenal.
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Por: G1
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