Prefeitura de Guarujá

Mostras do Projeto Ecoviver em Guarujá começam nesta quarta-feira

today28 de setembro de 2022 31

Fundo
share close

Iniciativa envolve alunos do 4º e 5º ano de ensino fundamental I e também do profissionalizante, do curso de Meio Ambiente da E.M. 1º de Maio

Engajar a comunidade escolar acerca da preservação do meio ambiente e destacar fatores que contribuam na melhora das condições do espaço onde vivem. Esses são alguns dos objetivos do Projeto Ecoviver, que vem sendo desenvolvido em Guarujá. Por isso, a partir desta quarta-feira (28), alunos da rede municipal de ensino irão promover exposições com o resultado de todo o trabalho executado no Ecoviver. Neste ano, a iniciativa aborda dois temas do cotidiano: segurança viária e sustentabilidade.

Participam aproximadamente 400 alunos, sendo sete turmas de ensino fundamental I e outra de ensino profissionalizante. A mostra contará com trabalhos dos estudantes das escolas: Oswaldo Cruz II (Parque Estuário), Afonso Nunes (Parque Estuário), Myriam Terezinha (Jardim Boa Esperança), Angelina Daige (Vila Áurea), Antonio Ferreira de Almeida Junior (Jardim Tejereba), Franklin Roosevelt (Jardim Boa Esperança), Mário Cerqueira Leite Filho (Jardim Mar e Céu), e do curso de Meio Ambiente da Escola Municipal 1º de Maio (Jardim Boa Esperança).

O cronograma das mostras culturais segue até dia 6 de outubro nas escolas (ver programação abaixo). Já no dia 21 de outubro, a Escola Municipal Franklin Delano Roosevelt recebe a apresentação de espetáculo teatral.

De acordo com a gerente de ensino da Secretaria de Educação de Guarujá (Seduc), o Projeto na rede municipal foi iniciado em abril, a partir de workshops com os professores. “É uma iniciativa que mobiliza toda uma comunidade escolar para que possam refletir e repensar algumas práticas do cotidiano. Através das mostras vamos destacar todo o protagonismo e competência de nossos estudantes”.



Mais sobre o Projeto – Criado em 2006, o Ecoviver foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério do Turismo e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias. Dentre seus principais objetivos estão o de sensibilizar professores e alunos para um novo olhar acerca do território em que vivem, aprofundamento das dimensões de sustentabilidade; despertar do pertencimento da comunidade; estímulo ao exercício da cidadania; e proporcionar intervenções artísticas na escola, comunidade ou bairro.

A base do Projeto são os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU). Tem como proposta metodológica a Jornada Ecoviver, em estudantes e educadores realizam ações de transformações socioambientais no entorno da sua comunidade escolar, por meio de atividades relacionadas aos temas abordados.

Os professores participam de workshops e se tornam mediadores de seus alunos. Juntos, desenvolvem o Ecoviver realizando pesquisas e investigando a realidade local. Depois, traçam um plano de ação e com a ajuda de parceiros, ao final, materializam os resultados nas mostras culturais.

Programação nas escolas:

Escolas Data Horário
EM Doutor Oswaldo Cruz II 28/09/2022 14 horas
EM 1º de Maio 28/09/2022 19h30
EM Vereador Afonso Nunes 29/09/2022 14 horas
EM Myriam Terezinha 03/10/2022 7h30
EM Angelina Daige 03/10/2022 10 horas
EM Antônio Ferreira de Almeida Júnior 04/10/2022 8 horas
EM Franklin D. Roosevelt 06/10/2022 9 horas
EM Mário Cerqueira Leite Filho 06/10/2022 11 horas




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bolsonaro-vai-a-instituto-de-neymar-no-litoral-de-sp-e-jogador-agradece:-‘visita-ilustre’

G1 Santos

Bolsonaro vai a instituto de Neymar no litoral de SP e jogador agradece: ‘visita ilustre’

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato do PL à reeleição, visitou nesta quarta-feira (28) o projeto social do jogador de futebol da seleção brasileira Neymar, localizado em Praia Grande, na Baixada Santista. A quatro dias do primeiro turno das eleições, o candidato cumpriu agenda de campanha no litoral de São Paulo, onde também participou sem capacete de um passeio de moto. Durante comício em Santos, Bolsonaro atacou Lula – a […]

today28 de setembro de 2022 30

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%