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Motoristas desembolsam quase R$ 1,5 bilhão em pedágio mais caro do Brasil em 2023

today1 de julho de 2024 5

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Conforme apurado pelo g1, a concessionária registrou uma arrecadação bruta de R$ 1.489 bilhão com a cobrança de tarifas no SAI em 2023. O número supera em 18,7% o que foi arrecadado em 2022, quando foram movimentados R$ 1.255 bilhão.

No primeiro trimestre deste ano, a arrecadação do SAI alcançou os R$ 406,8 milhões, superando em 14,1% os valores arrecadados no mesmo período em 2023.

A segunda maior arrecadação bruta em 2023, em rodovias concedidas ao grupo EcoRodovias, corresponde ao trecho EcoRioMinas, que envolve a BR-493/RJ, BR-465/RJ e BR-116/RJ e MG, onde foram movimentados R$ 596,8 milhões em tarifas de pedágios.



Imagem ilustrativa de uma das pontes do Sistema Anchieta-Imigrantes — Foto: Arquivo A Tribuna

A Ecovias informou que os novos valores foram autorizados pela Agência Reguladora de Transportes de São Paulo (Artesp) e baseados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), conforme prevê o contrato.

Assim como no ano passado, os pedágios das rodovias Cônego Domênico Rangoni e a Padre Manoel da Nóbrega também terão um aumento de R$ 0,70 e R$ 0,50, respectivamente.

Reajuste dos pedágios

Nome da rodovia Código Cidade Km Valor atual Novo Valor
Cônego Domênico Rangoni SP-055 Santos 250+464 R$ 16,50 R$ 17,20
Padre Manoel da Nóbrega SP-055 São Vicente 279+950 R$ 9,70 R$ 10,20
Anchieta SP-150 Riacho Grande 031+106 R$ 35,30 R$ 36,80
Rodovia dos Imigrantes SP-160 Piratininga 032+381 R$ 35,30 R$ 36,80

Como é trafegar pela rodovia mais cara do Brasil

g1 mostra experiência de moradores da Baixada Santista que sobem e descem a serra para SP

g1 mostra experiência de moradores da Baixada Santista que sobem e descem a serra para SP

O g1 registrou, em julho de 2023, a experiência de moradores do litoral de São Paulo que utilizam as rodovias dos Imigrantes e Anchieta para ir até a capital paulista e, depois, voltar à Baixada Santista (veja o vídeo acima).

Na ocasião, a equipe de reportagem saiu de Santos (SP) e subiu a serra pela Rodovia dos Imigrantes. Depois, pegou um retorno próximo a São Paulo e voltou ao litoral por meio da Rodovia Anchieta. Tratam-se das duas rodovias que ligam a Baixada Santista à capital do estado. O Sistema Anchieta-Imigrantes é formado também pelas rodovias Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni.

Na ida pela Imigrantes, a reportagem não registrou problemas no trajeto além de neblina na pista, situação alertada em placas pelo caminho. Na volta pela Anchieta, porém, filmou caminhões conduzidos pela faixa da esquerda, o que não é permitido.

A Ecovias esclareceu, à época, que existiam no trecho de serra da Anchieta, do km 40 ao 51, 20 placas informando a velocidade máxima permitida no local, 50km/h, e outras 15 alertando sobre a proibição de caminhões trafegarem pela faixa da esquerda.

A concessionária, no entanto, afirmou que não tinha poder de polícia para fiscalizar, perseguir ou punir infratores de qualquer natureza. A empresa declarou que buscava fornecer equipamentos, dados e recursos para que as autoridades competentes desempenhassem suas funções.

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Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

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