Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
Um grupo criminoso composto por oito pessoas de São Vicente, no litoral paulista, foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) por aplicar o ‘golpe do falso familiar do WhatsApp‘. A Polícia Civil registrou 24 Boletins de Ocorrência de pessoas lesadas — somado, o prejuízo chega a R$ 155 mil. O perfil preferido dos criminosos: mulheres idosas.
O g1 teve acesso, nesta quinta-feira (28), ao documento do MP-SP. Nele, consta que a quadrilha atuou em diversas cidades do estado entre 2021 e 2023 — período referente aos BOs registrados. O caso foi investigado pela Polícia Civil de Itapeva (SP), cidade com seis das 24 vítimas.
A polícia identificou que uma família comandava o esquema criminoso. Mãe, filha, dois filhos e marido [padrasto] contavam com três ‘conteiros’ para receber o dinheiro das vítimas. Os oito foram denunciados pelo MP-SP em 3 de setembro.
O promotor de Justiça de Itapeva (SP), Fabrício Pereira de Oliveira, que é o responsável pela denúncia, citou no documento ter ficado evidente a ação criminosa praticada pelo grupo. O órgão teve acesso ao banco de dados das vítimas em poder dos criminosos.
Para o MP-SP, portanto, os denunciados integram uma organização criminosa estruturada, com o objetivo de praticar crimes de estelionato por fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. No momento, dois filhos estão foragidos; mãe e filha estão em liberdade provisória; o marido [padrasto] está preso e, dos ‘conteiros’: um está foragido, uma em liberdade provisória e outro preso.
De acordo com relatórios da investigação, os denunciados praticavam o ‘golpe do falso familiar do WhatsApp’. Entenda a dinâmica do grupo:
As investigações foram conduzidos pela Polícia Civil de Itapeva (SP), que recorreu ao monitoramento de Estações Rádio Base, que fazem a conexão entre celulares e a companhia telefônica, assim como dois códigos IMEI das linhas usadas nos golpes para localizar e prender os membros.
‘Hacker do bem’ dá 5 dicas para proteger seus dados na internet
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Com o tema: “A mama é minha. A causa é nossa”, programação inicia às 8 horas, com aulão na Praia Com o propósito de conscientizar sobre o câncer de mama e de colo de útero, a Prefeitura de Guarujá realiza, nesta segunda-feira (2), atividades em alusão à campanha Outubro Rosa. O local escolhido é a Praia da Enseada, em frente à Praça Horácio Lafer, que a partir das 8 horas […]
Marcos Vinicius
16:00 - 17:55
17:55 - 19:00
Fabio Paschoal
19:05 - 21:05
Publicar comentários (0)