G1 Mundo

‘Muchachos, ahora nos volvimos a ilusionar’ bate recorde de audição diária na Argentina

today21 de dezembro de 2022 27

Fundo
share close

O podcast g1 ouviu conta a história da música que virou hino da festa da Argentina e também de outros cantos que já impulsionaram o futebol do país. Ouça abaixo:

O hit dos argentinos nesta Copa é a cara deles: dramático, sem esconder as dores nem perder a esperança.

A letra provoca o Brasil por causa da Copa América de 2021, mas lembra as próprias derrotas no futebol e até na Guerra das Malvinas. O amor a Maradona é tanto que se estende aos pais, Dom Diego e Tota.



Veja o vídeo com a letra traduzida e conheça a história da canção abaixo.

Conheça a música que virou o hino da torcida da Argentina na Copa do Catar

Conheça a música que virou o hino da torcida da Argentina na Copa do Catar

A música original é da banda argentina La Mosca Tsé-Tsé. Ela foi lançada em 2003 com o título “Muchachos, esta noche me emborracho”.

O ritmo se aproxima da murga rioplatense, estilo local, e lembra também o samba-reggae brasileiro. Nas ruas de Buenos Aires, poderia ser chamado, de forma vaga, de “batucada”.

O início dos anos 2000, quando a música original saiu, foi a época de maior sucesso da banda que mistura ska, cumbia, merengue e rock, também chamada de La Mosca.

A letra sobre bebedeira chegou aos estádios de futebol e foi adotada especialmente pela torcida do Racing, com letra alterada para provocar o rival, Independiente.

Banda argentina La Mosca Tsé-Tsé — Foto: Divulgação

A versão que estourou no Catar tem data de nascimento: 9 de setembro de 2021. Fernando Romero, um professor argentino de 30 anos, torcedor do Racing, foi ao estádio Mâs Monumental tentar ver Argentina x Bolívia pelas eliminatórias da Copa.

Ele e mais quatro amigos não tinham ingresso para o jogo, mas foram entrevistados pelo canal TyC Sports e cantaram a nova versão que criaram para “Muchachos”.

Mesmo sem ingressos, eles estavam empolgados, pois a Argentina tinha acabado de ganhar seu primeiro título em 28 anos: a Copa América, em cima do Brasil, no Maracanã.

O vídeo com a letra que provoca os brasileiros e fala em esperança para o tricampeonato mundial com Messi viralizou e foi adotado pela torcida argentina.

Arquibancadas e vestiário

Messi comemora classificação da Argentina — Foto: Ricardo Mazalan/AP Photo

A banda regravou a música com o novo título “Muchachos, ahora nos volvimos a ilusionar” (“Amigos, agora voltamos a ter esperança”) e deu crédito de coautoria a Fernando Romero. Ele e os amigos participaram do clipe, lançado em 11 de novembro.

A música virou a mais cantada pelos torcedores argentinos nos estádios do Catar. Depois do jogo do México, os jogadores da Argentina também cantaram no vestiário.

“Muchachos” virou um hino extraoficial: no final das partidas, os jogadores se juntavam em frente à torcida e todos cantavam juntos.

‘Derrotas, dor e esperança’

Torcedores da Argentina antes de jogo contra a Croácia no Catar — Foto: REUTERS/Molly Darlington

Messi disse ao jornal esportivo argentino “Olé” que a música virou sua preferida e que ele canta com seus companheiros em todas as prévias dos jogos.

“Que Messi cante essa música é como um orgasmo”, disse Guillermo Novellis, 62 anos, vocalista do La Mosca Tsé-Tsé, ao jornal “Clarín”.

O cantor e coautor da música original considera a letra feita pelo torcedor em 2021 melhor que a dele de 2003: “Fala de derrotas, das Malvinas, de dor e de esperança. De Diego que está no céu. É bonita.”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

deputados-dos-eua-votam-a-favor-de-publicar-declaracoes-fiscais-de-trump

G1 Mundo

Deputados dos EUA votam a favor de publicar declarações fiscais de Trump

O ex-presidente dos EUA tenta manter esses documentos em sigilo há anos. A proposta obteve 24 votos a favor e 16 contra do Comitê de Meios e Recursos da Câmara dos Representantes, de liderança democrata, para a publicação das declarações fiscais do bilionário de 2015 a 2020. Esses anos foram o período que ele concorreu à presidência e, vitorioso, foi presidente do país. O presidente do comitê, Richard Neal, do […]

today21 de dezembro de 2022 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%