G1 Mundo

Mulher iraniana compete em torneio de xadrez sem hijab

today27 de dezembro de 2022 14

Fundo
share close

Segundo veículos de comunicação iranianos, Sara Khadem participou do Campeonato Mundial de Xadrez Rápido e Blitz da Fide, no Cazaquistão, sem o lenço, obrigatório no Irã.


Sara Khadem compete sem o hijab em torneio internacional de xadrez — Foto: Lennart Ootes/FIDE/via REUTERS



Uma jogadora de xadrez iraniana participou de um torneio internacional sem hijab, informaram veículos de comunicação do Irã na segunda-feira (27). A atitude da competidora Sara Khadem ocorre em meio a protestos em seu país natal que começaram após a iraniana curda Mahsa Amini, de 22 anos, morreu sob custódia da polícia da moral, que a deteve por utilizar “trajes inadequados”.

As fotos postadas pelos meios de comunicação iranianos “Khabarvarzeshi” e “Etemad” motram Khadem competindo no Campeonato Mundial de Xadrez Rápido e Blitz da Fide em Almaty, no Cazaquistão, sem o hijab. No irã, o código de vestimenta determina que as mulheres deem cobrir a cabeça com o lenço.

Não houve comentários na página do Instagram de Khadem sobre o torneio ou as notícias, e ela não respondeu imediatamente a uma mensagem direta da Reuters. 

Khadem, nascida em 1997 e também conhecida como Sarasadat Khademalsharieh, ocupa o 804º lugar no ranking mundial, segundo o site da Federação Internacional de Xadrez. O site do evento de 25 a 30 de dezembro a listou como participante das competições de Rápido e Blitz.

Os protestos marcam um dos desafios mais ousados à liderança do Irã desde a revolução de 1979.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

servia-coloca-exercito-em-alerta-maximo-em-meio-a-tensao-no-kosovo

G1 Mundo

Sérvia coloca Exército em alerta máximo em meio a tensão no Kosovo

O ministro da Defesa sérvio, Milos Vucevic, anunciou que o Exército está no mais alto nível de alerta, ou seja, “pronto para o uso da força armada”, a pedido do presidente Aleksandar Vucic, devido ao aumento da tensão no território kosovar. A relação entre o governo do Kosovo e a população sérvia que habita em seu território está a cada dia mais tensa. Nesta terça (27), novas barricadas foram levantadas […]

today27 de dezembro de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%