Prefeitura de Guarujá

Nadador de Guarujá compete em Meeting Paralímpico nesta sexta-feira (3) 

today1 de novembro de 2023 1

Fundo
share close

Aluno do Caec Márcia Regina, Cristian da Costa Cruz, disputa para garantir vagas em campeonatos nacionais de 2024  

O cenário esportivo de Guarujá está em destaque. Nesta sexta-feira (3), um aluno do Centro de Atividades Educacionais Comunitárias (Caec) Márcia Regina, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho, disputa o Meeting Paralímpico Loterias Caixa. Trata-se de Cristian da Costa Cruz, de 46 anos, que possui deficiência motora em uma das pernas e treina todos os dias no equipamento da Prefeitura, nas aulas de natação e pilates.

De acordo com o atleta, competições como essa são fundamentais para obter os índices necessários para garantir vaga nos Campeonatos Brasileiro e Nacional de 2024. Inclusive, desta vez ele participa de duas provas no Centro Paralímpico, em São Paulo. São 50 metros nos estilos livre e borboleta.

Cristian enxerga a competição de sexta como uma meta. O objetivo é bater o recorde brasileiro de 30 segundos e 98 milésimos. Para isso, ele se prepara no Caec durante cinco dias por semana, no período da tarde. A dedicação vai além do físico, pois ele também mudou a alimentação para estar mais leve e veloz.

Além disso, o nadador credita seu desempenho à comissão técnica, em especial, à professora da rede municipal de ensino, Elaine Cristina Francisco. “Nos conhecemos há quase 40 anos. Parte do sucesso, eu atribuo à esta parceria incrível, porque ela está sempre ao meu lado”, exalta o aluno.



AVC com apenas 33 anos

A história por trás da dedicação de Cristian começou há 13 anos, após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Durante as sessões de fisioterapia, foi recomendada a realização de hidroterapia para melhorar a mobilidade de sua perna. Logo em seguida, ele entrou para o mundo da natação e já soma dez anos competindo. “A natação me salvou”, conta o atleta.

Amigos desde muito jovens, a professora Elaine destaca que sempre acreditou no potencial de Cristian na natação. “Todas as vezes que ele traz bons resultados nas competições, me sinto extremamente orgulhosa e com uma parcela de responsabilidade”, enaltece a educadora física.

Diversidade na piscina

No esporte paralímpico, não existem limites de idade por categoria, sendo a modalidade esportiva aberta desde os adolescentes aos idosos. A exemplo, na piscina, atletas com todas as deficiências, sendo elas, auditivas, motoras, visuais ou intelectuais, podem participar da mesma prova. A divisão é definida pela dificuldade que o nadador possui para a realização dos movimentos. Cristian está inserido no nível sete.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-conquista-selo-‘cidade-amiga-das-arvores’ 

Prefeitura de Guarujá

Guarujá conquista selo ‘Cidade Amiga das Árvores’ 

Reconhecimento é da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, que premiou somente o Município na Baixada Santista Agora, Guarujá é oficialmente uma ‘Cidade Amiga das árvores’. O selo da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) foi concedido à Ilha de Santo Amaro em 26 de outubro, durante o 1° Fórum Paulista de Arborização Urbana, também promovido pelo Instituto Biológico de São Paulo e apoiadores. Com isso, o Município se torna o único […]

today1 de novembro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%