G1 Santos

Natureza em meio à cidade: orquidário de Santos completa 78 anos

today11 de novembro de 2023 3

Fundo
share close

O Orquidário Municipal de Santos completa 78 anos neste sábado (11). O parque tem cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies, além de árvores e arbustos de diversos países, uma ótima opção para quem busca o contato com a natureza em meio à cidade.

São necessários poucos passos dentro do Orquidário para notar cutias soltas pelo parque. Os visitantes também encontrarão no local primatas, aves de rapina, felinos, araras, flamingos, entre outros tantos animais, do mais de 500 animais que vivem no local.

Embora tenha sido inaugurado em 1945, o parque foi idealizado ainda em 1903. Ele foi previsto no plano de saneamento da cidade, realizado pelo engenheiro Saturnino de Brito. A área onde existia um campo de futebol foi desapropriada em 1909 e doada pelo estado à administração municipal em 1914.



Após a morte do comendador Júlio Conceição, em 1938, surgiu a ideia de construir o local. Considerado o primeiro orquidófilo do Brasil, ele cultivava mais de 90 mil mudas de orquídeas em sua chácara no Boqueirão, conhecida como Parque Indígena.

Cutias são uma atração por andarem livremente pelo Orquidário de Santos (SP) — Foto: Alexsander Ferraz/Arquivo Jornal AT

O Parque Indígena foi aberto ao público em 1932. Ele permaneceu em funcionamento até 1940 e, em 1944, a área foi loteada. Parte do patrimônio biológico foi vendido por valor simbólico à Prefeitura, que formou o Orquidário como ele é hoje.

O Orquidário Municipal de Santos fica na Praça Washington s/nº, bairro José Menino. Ele fica aberto de terça a domingo, das 9h às 18h. Os ingressos custam R$ 10, em dinheiro ou cartão de débito. Menores de oito anos e maiores de 65 anos têm entrada gratuita.

As crianças entre 8 e 12 anos, estudantes e professores pagam meia-entrada mediante apresentação de documento. As bilheterias fecham às 17h30.

Orquidário de Santos (SP) tem animais circulando livremente, mas também em recintos e viveiros. — Foto: Susan Hortas/ Prefeitura de Santos

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

em-meio-a-risco-de-erupcao-vulcanica,-islandia-evacua-cidade-apos-registrar-mais-de-mil-tremores-de-terra;-video

G1 Mundo

Em meio a risco de erupção vulcânica, Islândia evacua cidade após registrar mais de mil tremores de terra; vídeo

O Gabinete Meteorológico da Islândia informou, neste sábado (11), que havia um risco "considerável" de uma erupção na península de Reykjanes por conta do tamanho da intrusão subterrânea de magma e da velocidade com que se movia (Confira as regiões afetadas no infográfico abaixo). "Não creio que demore muito para uma erupção, horas ou alguns dias. A probabilidade de uma erupção aumentou significativamente", disse Thorvaldur Thordarson, professor de vulcanologia da […]

today11 de novembro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%