G1 Mundo

Navalny, principal político de oposição na Rússia, está doente e sem cuidados médicos na prisão, diz advogado

today11 de abril de 2023 12

Fundo
share close

O militante e politico russo Alexei Navalny, preso há dois anos, está doente e sem atendimento médico, afirmou seu advogado, Vadim Kobzev, nesta terça-feira (11). A situação é muito estranha, segundo o advogado.

“Na noite de sexta para sábado, uma ambulância foi chamada para sua cela, devido a uma doença estomacal que piorou”, disse Kobzev no Twitter, referindo-se ao estado de saúde de seu cliente.

Alexei Navalny, líder da oposição russa, durante audiência em maio de 2022 — Foto: Evgenia Novozhenina/REUTERS



Segundo o advogado, Navalny, de 46 anos, sofre de uma doença desconhecida que não está sendo tratada por ninguém.

“De acordo com seu registro médico, ele perdeu oito quilos nos últimos 15 dias”, disse o defensor. Segundo ele, os pacotes de remédios enviados pela mãe de Navalny estão sendo devolvidos.

Kobzev indicou que não descarta a possibilidade de as autoridades estarem permitindo que a saúde do opositor se deteriore “progressivamente”. “Exigiremos exames toxicológicos e radiológicos”, afirmou.

No início do ano, Alexei Navalny disse que estava sofrendo com sintomas gripais e não tinha acesso adequado a atenção médica. Seus simpatizantes denunciaram uma tentativa do governo da Rússia de “matá-lo aos poucos”.

Navalny é um ativista de oposição ao presidente Vladimir Putin. Ele foi preso na Rússia em janeiro de 2021, ao retornar ao país da Alemanha, para onde ele tinha ido se recuperar de um envenenamento que ele atribuiu ao governo russo.

Em março do mesmo ano, o ativista foi condenado a nove anos de prisão em regime rigoroso por acusações de fraude, que ele considera fictícias.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

chile-reduz-jornada-semanal-para-40h:-quanto-se-trabalha-no-brasil-e-no-resto-do-mundo?

G1 Mundo

Chile reduz jornada semanal para 40h: quanto se trabalha no Brasil e no resto do mundo?

A proposta, que foi sancionada pela Câmara dos Deputados após aprovação unânime no Senado, reduz gradativamente a jornada de trabalho ao longo de cinco anos. Um ano após a sua aplicação, a jornada de trabalho será reduzida para 44 horas semanais. Após três anos o limite será de 42 horas e após cinco anos chegará a 40 horas, que é a jornada de trabalho recomendada pela Organização Internacional do Trabalho […]

today11 de abril de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%