G1 Santos

Navio com tripulante diagnosticado com malária é autorizado a operar no Porto de Santos

today1 de junho de 2023 7

Fundo
share close

Segundo a Anvisa, as informações sobre estado de saúde do paciente e continuidade do tratamento, estão no campo da assistência à saúde e portanto na competência da autoridade de saúde local.

Em casos como este, segundo a agência, não é prevista quarentena da embarcação, pois não se trata de doença transmissível de uma pessoa a outra, mas sim pela picada do mosquito Anopheles infectado.

A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que foram realizados os serviços de desinsetização e desinfecção da embarcação e somente pessoas essenciais acessarem o navio, com o uso de roupas que cobrissem o corpo e protegidos com repelentes.



O navio, que transportava açúcar, estava atracado no Armazém 31. Ele veio no porto de Onni, na Nigéria, em viagem que durou cerca de 14 dias. A chegada da embarcação ao cais santista foi às 10h18 de segunda-feira (29), com atracação às 16h45.

Após concluir o desembarque do granel, o MV Dino deve partir para o Porto de Houston, nos Estados Unidos.

O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Santos, mas ate a última atualização dessa reportagem não obteve retorno.

Malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium que são transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles, também conhecido como mosquito-prego.

Segundo o Ministério da Saúde, a malária não é uma doença contagiosa, ou seja, uma pessoa doente não é capaz de transmitir da doença. É necessária a participação de um vetor, que no caso é a fêmea do mosquito Anopheles.

A doença tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito, segundo o Ministério da Saúde. Entretanto, se não tratada, a doença pode evoluir para formas graves.

Entre os sintomas mais comuns estão: febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça, mas antes de apresentarem estas manifestações, muitos pacientes sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Vídeos: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

escola-municipal-jose-de-souza-promove-exposicao-de-sucatas

Prefeitura de Guarujá

Escola Municipal José de Souza promove exposição de sucatas

Para a atividade, as crianças transformaram materiais recicláveis em brinquedos Garrafas pet, papelão, CDs e tampinhas. Em Guarujá, materiais que iriam parar no lixo são transformados em brinquedos, nas mãos das crianças da rede municipal de ensino. É o caso da Escola Municipal José de Souza, na Cidade Atlântica, que promoveu uma exposição de sucatas reunindo objetos aviões, geladeira, microondas, carros, casa, notebooks, entre outros. A atividade realizada no último […]

today1 de junho de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%