G1 Santos

Necessidade de expansão nos portos brasileiros é abordada durante evento

today14 de setembro de 2022 14

Fundo
share close

Segundo dados, cerca de 55,8% da área total dos complexos seguem vazias

O transporte marítimo de contêineres usa navios cada vez maiores. É necessária a adaptação dos terminais para receber esses navios, com maior berço de atracagem, maior área de armazenagem e maiores investimentos em equipamentos de embarque, desembarque e movimentação de contêineres. É um cenário que exige vultosos investimentos, que só grandes players estão preparados para fazer.

No Brasil, o Consultor de Logística Multimodal, Luis Claudio Montenegro, afirmou que 55,8% da área total dos portos brasileiros estão vazios. O percentual equivale a 18,95 milhões de m². Segundo ele, se o país começasse a utilizar 70% deste espaço, arrecadaria mais de R$ 3 bi por ano.



O consultor também ressaltou a importância do terminal STS10 começar a funcionar em Santos. “Ele abrange uma área grande na parte nobre do local”. Montenegro confirmou que existe um grande planejamento para a expansão das atividades no local, mas por alguns fatores ainda não aconteceram.

Em contrapartida, o secretário nacional de Portos, Mario Povia, disse que o complexo santista já viveu momentos piores e hoje em dia está em um bom caminho. Para ele, mesmo com o STS10 ainda vazio, o porto de Santos está atendendo as demandas em termos de capacidade.

Durante o Summit Portos 2022, muito foi abordado sobre o Brasil não conseguir atender navios com mais de 13 mil TEUs e que isso acaba fazendo com que as operações no país sejam mais delicadas e custosas.

Para Jonas Mendes Constante, diretor de projetos da Fundación Valenciaport, não faz sentido o complexo santista, principal brasileiro e do hemisfério sul não conseguir receber navios com carregamentos superiores a este número.

Serviço

O SUMMIT PORTOS 2022 – Capacidade e Competitividade foi realizado pelo Grupo Tribuna. O evento aconteceu no dia 1º de setembro no Brasília Palace Hotel, em Brasília-DF.

A programação foi transmitida ao vivo pela plataforma do evento, com tradução simultânea. Todo o Summit Portos pode ser assistido no YouTube:

Para saber mais sobre o evento, acompanhe o especial publicitário do G1 Santos e Região com a cobertura completa do SUMMIT PORTOS 2022 – Capacidade e Competitividade.

SUMMIT PORTOS conteúdo de responsabilidade do anunciante

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

crpi-realiza-sorteio-de-moto eletrica-neste-sabado

Prefeitura de Guarujá

CRPI realiza sorteio de moto elétrica neste sábado

O Centro de Recuperação de Paralisia Infantil (CRPI) de Guarujá realiza o sorteio de uma moto elétrica neste sábado (17), a partir do Movimento Doação Premiada. O objetivo é arrecadar recursos, por meio de uma promoção. Além de contribuir, o participante ainda concorrerá a um mega prêmio: uma moto elétrica. A doação pode ser feita no pix do próprio CRPI – 48703342000102, com o valor de R$ 5,00 por cupom. […]

today14 de setembro de 2022 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%