G1 Mundo

‘Negacionista raiz’ republicano presidirá a Câmara dos EUA

today26 de outubro de 2023 7

Fundo
share close

Após três tentativas fracassadas, a ala da extrema direita, ligada ao ex-presidente Donald Trump, escolheram o conservador linha-dura Mike Johnson como presidente da Câmara, o segundo lugar na linha de sucessão presidencial.

O tópico mais notório na biografia do novato congressista de Louisiana é o de aliado próximo do ex-presidente americano, a quem serviu como assistente de defesa durante os dois julgamentos de impeachment no Senado.

Ele participou ativamente dos esforços para anular os resultados das eleições presidenciais, que deram a vitória a Joe Biden e foi um dos147 legisladores republicanos que votaram pela anulação do pleito.



Seu apelido? “MAGA Mike”, em alusão à sigla em inglês de “Faça a América Grande Novamente”, o slogan que popularizou a campanha de Trump em 2016 e perpetuou-se como a marca de fidelidade de seguidores extremistas a ele.

Câmara dos Deputados dos EUA em foto de 20 de outubro de 2023 — Foto: Jonathan Ernst/REUTERS

A eleição de Johnson para ocupar o terceiro cargo mais importante na hierarquia política dos EUA supostamente põe fim a três semanas desgastantes em que a Câmara esteve mergulhada no limbo pela ausência de liderança no partido majoritário.

Os republicanos tentaram inutilmente emplacar os congressistas Steve Scalise, Jim Jordan e Tom Emmer para substituir Kevin McCarthy, defenestrado pela ala radical.

O impasse e o caos reforçaram a influência que Trump exerce sobre o partido, como claro favorito a obter a indicação republicana para concorrer às eleições do próximo ano.

A escolha do novo presidente da Câmara traz alívio ao partido, mas afirmar que Johnson vai unificá-lo é prematuro e soa até como ingenuidade.

Ele é um congressista obscuro, que chegou à Câmara em 2017, como opositor ferrenho do direito ao aborto, ao casamento entre pessoas de mesmo sexo e às questões de gênero.

Seu primeiro desafio é trabalhar para evitar a paralisação do governo. O prazo para manter o financiamento se esgota no dia 17 de novembro. Até lá, ele precisa primeiro aplacar a ira de seus correligionários radicais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘perdemos-pessoas-incriveis-e-da-nossa-familia’,-diz-local-que-foi-alvo-de-ataque-armado-nos-eua

G1 Mundo

‘Perdemos pessoas incríveis e da nossa família’, diz local que foi alvo de ataque armado nos EUA

"Nada disso parece real, mas infelizmente é. Estamos arrasados. Perdemos algumas pessoas incríveis da nossa família e comunidade de boliche na noite passada. Não há palavras para consertar isso ou tornar a sensação melhor. Oramos por todos que foram afetados por esta terrível tragédia", disse o boliche. Um homem de 40 anos entrou no estabelecimento e atirou contra as pessoas que estavam lá. Ele também atacou um bar a 6,5 […]

today26 de outubro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%